Primeira eleição de Tasso Jereissati ao governo em 1986 promoveu rupturas políticas que garantiram transformação em indicadores sociais e econômicos do Estado
Por Tribuna do Ceará em Política
O ano de 2016 marca os 30 anos de uma das principais mudanças da história política do Ceará: a eleição do então jovem empresário Tasso Jereissati para o Governo do Estado
Tasso Jereissati foi eleito em 15 de novembro de 1986. (FOTO:
. Pesquisadores e integrantes da gestão à época relembram os impactos da disputa que marcaria não apenas a derrota de adversários de tradição política, mas, principalmente, o início de um novo modelo de gestão que modificou a realidade do Ceará.
O governo, que ficou conhecido como “Era Tasso”, rompeu com a política do coronelismo e deixou marcas em áreas como saúde, educação, finanças e obras de convivência com a seca. O momento marcou o resgate do orgulho de muitos cearenses e o nascimento de um dos principais líderes políticos do Ceará.
A partir desta terça-feira (6), o Jornal Jangadeiro e o Tribuna do Ceará publicam uma série de três reportagens, mostrando alguns dos principais legados das gestões de Tasso Jereissati. Veja a matéria da TV Jangadeiro:
“Governo das Mudanças”
No dia 15 de novembro de 1986, cerca de 1,5 milhão de votos elegeram Tasso Jereissati, pela primeira vez, governador do Ceará. A disputa contra o militar Adauto Bezerra, do PFL, foi acirrada. Tasso venceu com 52,32% dos votos. À época, o País vivia turbulento momento político, há poucos anos do fim da ditadura militar.