Reportagem Times esquecidos
Décadas de ouro. Assim pode-se resumir a história do América Football Club. Bicampeão cearense, em 1935 e 1966, o "Mecão" entrou para história do futebol local entre as décadas de 20 e 60. Com grandes times, organização fora de campo e investimento em outras modalidades, o América figurou por anos entre as principais forças futebolísticas do Estado.
Fundado em novembro de 1920, o América surgiu de uma insatisfação com o infanto-juvenil do Ceará Sporting Club. Com as cores vermelho e branco, o time herdou o mesmo nome do seu xará América, do Rio de Janeiro, popular na época. Logo no seu primeiro campeonato, em 1921, o time terminou na quinta colocação com um elenco formado por jogadores locais e também trazidos de outros estados. Em 1923, a equipe foi vice-campeã, perdendo o título para o Fortaleza.
Mas foi na década de 30 que o América apareceu no cenário local de verdade. Vice-campeão novamente em 1934, a agremiação se fortaleceu, montou um grande elenco e faturou seu primeiro campeonato no ano seguinte, em 1935, ao derrotar o Maguary na final.