Em 9 de julho de 1980, o pontífice chegava ao território cearense para comandar o X Congresso Eucarístico Nacional, no Estádio Castelão
Fonte:DN/Cidade
Festejado por uma multidão de 120 mil pessoas no Estádio Castelão, há 37 anos, no dia 9 de julho de 1980, o papa João Paulo II desembarcou em solo cearense. À época, com 60 anos de idade, o pontífice ficou dois dias em Fortaleza para comandar o X Congresso Eucarístico Nacional, que terminou com uma missa destinada aos fiéis católicos. Esta também foi a primeira visita de um papa ao Brasil.
Ao chegar em Fortaleza, ele ajoelhou-se e beijou o chão, um gesto de amor e humildade que personifica a vida clerical do religioso. “Pisando o chão de Fortaleza e do Ceará, abençoado, já, nos albores de sua evangelização, pelo martírio do Padre Jesuíta Francisco Pinto e pelo trabalho do Padre Luiz Filgueira, o meu pensamento perpassa, com profunda gratidão a Deus, os vossos quatro séculos de cristianismo. Sinto-me muito feliz por este encontro com a vossa cidade”, disse João Paulo II.
Pela sua popularidade, a visita apostólica do pontífice provocou mudanças na rotina da cidade. Bancos e repartições públicas fecharam e esquemas rodoviários foram alterados. O mesmo aconteceu em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém do Pará, e nas cidades do Nordeste, Recife, Salvador e Teresina.
Santo
Com 27 anos de pontificado, João Paulo II consagrou-se como o terceiro papa com maior tempo de serviços voltados à evangelização, ficando atrás apenas de São Pedro, à frente do Vaticano por 37 anos, e Pio IX, 31 anos. Seu papado iniciou em 16 de outubro de 1978, quando o religioso percorreu os cinco continentes em 104 viagens. Em 27 de abril de 2014, Karol Wojtyla, seu nome de batismo, foi canonizado santo da Igreja Católica.
O Papa provocou mudança na rotina da cidade com a sua visita Foto: Arquivo Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário