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segunda-feira, 18 de junho de 2018
EM FORTALEZA-CE;OBRAS PARA A COPA DE 2014 AINDA ESPERAM A CONCLUSÃO .
O projeto do Acquário do Ceará foi anunciado em 2008, com início da construção depois de quatro anos. Sua concepção foi acompanhada de polêmica, com direito a manifestantes tentando impedir o avanço da obra nos idos de 2013. Desde fevereiro de 2015, o cenário é o mesmo: estrutura de concreto inacabada exposta à maresia.
A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) lembra que o Acquario está incluído no pacote de concessões do Governo do Ceará, processo que ainda está em andamento. Legado do governo de Cid Gomes (PDT), o equipamento ainda precisa encontrar um investidor. Em dezembro de 2016, o governador Camilo Santana (PT) declarou que não haveria mais dinheiro público para a obra. No início de 2017, a obra foi suspensa até que o processo de concessão seja concluído.
Responsável pela estrutura de concreto, a Seinfra diz que está com 75% das obras prontas. Já os equipamentos são com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), que afirma ter concluído apenas cerca de 30%. O investimento total até agora foi de US$ 43 milhões - aproximadamente R$ 160 milhões. A ideia é que o Acquário receba cerca de 1,2 milhão de visitantes por ano. O andamento da construção acompanha os seis anos de seca em que se encontra o Estado.
Beira-Mar
O projeto de requalificação da av. Beira-Mar, na Praia de Iracema, também não é de hoje. Construção de passeios, estacionamentos, ciclovias e tratamento paisagístico e urbanístico estava no projeto orçado em R$ 231,9 milhões, divulgado em março de 2013.
Cinco anos depois, mais especificamente em agosto próximo, um novo projeto será iniciado. A prefeitura de Fortaleza anunciou, na semana passada, conjunto de intervenções que prevê a construção de um novo calçadão, além da ampliação da faixa de areia entre as Praias de Iracema e o bairro Meireles.
Pavilhões multiuso com 40 quiosques ajudam a compôr a área de 211.515,57 m² construída. O novo orçamento é de aproximadamente R$ 120 milhões, contando com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
BRT
O POVO Online também contatou a Seinf com perguntas sobre a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) nas avenidas Paulino Rocha, Alberto Craveiro e Silas Munguba, que circundam a Arena Castelão. No entanto, não houve resposta até a publicação da matéria. Em março deste ano, todavia, O POVO destacou em reportagem que nenhum corredor expresso de ônibus foi feito. Em vez disso, a Prefeitura optou por somente requalificar duas dessas vias, com sistemas de drenagem, nova pavimentação asfáltica, padronização de calçadas e ajuste de sinalizações de trânsito.
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