Ela cedeu espaço em casa para alfabetização de jovens e adultos, em GO.
Aulas gratuitas ajudam a realizar sonhos: 'Trazem claridade', diz professor.
A aposentada Ana Ananias Pio realizou o sonho de aprender a ler e a escrever aos 74 anos de idade. Mas ela não se deu por satisfeita e, com a ajuda de voluntários, montou um espaço na casa em que mora, em Mineiros, no sudoeste de Goiás, para que outras pessoas também possam ser alfabetizadas gratuitamente.
Mãe de oito filhos, a idosa conta que sempre viveu na fazenda e não teve oportunidades para estudar. Mesmo assim, esse era um sonho que ela nunca deixou de lado. “Tudo o que eu ia fazer tinha que ficar pedindo ajuda para os outros. Chegava no mercado e para comprar algo tinha que procurar alguém. Eu perguntava quanto custava e diziam que o preço estava escrito ali. Eu via que estava escrito, mas não sabia”, conta ela, que continua estudando.
A realização do sonho de Ana começou quando o professor voluntário Cícero Ferreira bateu na porta da casa dela para falar sobre um projeto para alfabetização de jovens e adultos.
“O nome da iniciativa é Vagalume, pois eles levam claridade para onde há escuridão. E a leitura, o conhecimento trazem essa claridade. Imaginem uma pessoa que não sabe ler e escrever. Ela é considerada ‘cega’”, afirmou o professor.