Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de maio de 2019

LIBERDADE EM DUA RODAS EM FORTALEZA CEARÁ.

As bicicletas estão gradativamente virando meio de transporte para os fortalezenses pela eficiência e sustentabilidade

Fortaleza, CE, Brasil, 23-05-2019: Catarina Silver usa a bicicleta MTB para várias atividades durante o dia. (Foto: Mateus Dantas / O POVO)
Fortaleza, CE, Brasil, 23-05-2019: Catarina Silver usa a bicicleta MTB para várias atividades durante o dia. (Foto: Mateus Dantas / O POVO) (Foto: Mateus Dantas/Mateus Dantas)
Diz o ditado que quando se aprende a andar de bicicleta, não se esquece mais. Pedalada após a outra, as bikes têm ocupado ainda mais Fortaleza, principalmente após a implementação do Bicicletar, sistema público de bicicletas compartilhadas. Além de ser um meio de transporte ecologicamente sustentável, as bicicletas garantem mais autonomia e liberdade para os ciclistas.
A primeira bicicleta de Catarina Silver foi comprada há cinco anos. Na época, a professora e fotógrafa fazia autoescola para tirar a carteira de motorista A e B, mas não conseguia equilibrar a moto. A solução foi comprar uma bicicleta infantil e treinar, o que a auxiliou a conseguir a habilitação para moto. "Comecei a ir para autoescola com essa bicicleta de criança mesmo, porque eu sou pequena. Quando o sistema do Bicicletar começou, eu passei a usar as bikes para me locomover pela cidade", lembra.

Hoje, ela possui uma bicicleta Mountain Bike (MTB), principal meio de transporte da fotógrafa. Além disso, a MTB é utilizada para realizar as entregas da marca de lanches veganos de Catarina, a Cat Vegan. "De tudo que a bicicleta me deu, foi o direito de ir e vir [que mais fez a diferença]", conta, emocionada. Há dois anos desempregada, o apurado com a venda dos lanches da professora é insuficiente para colocar gasolina na moto que possui. "Se eu não tivesse a bike, não poderia ir para os lugares que vou, pois não teria dinheiro para o transporte."
FORTALEZA, CE, BRASIL. 27-05-2019: Diferentes tipos de bicicletas para o caderno de veículos. (Fotos: Deísa Garcez/Especial para O Povo)
FORTALEZA, CE, BRASIL. 27-05-2019: Diferentes tipos de bicicletas para o caderno de veículos. (Fotos: Deísa Garcez/Especial para O Povo)

Bike sob medida

Costuma-se imaginar que as bicicletas são todas iguais e que basta comprar uma em qualquer varejo que ela atenderá às necessidades. A realidade, por outro lado, é bem diferente. Tarcísio Lima, sócio-proprietário da bicicletaria Bike Viva, explica que existem tipos de bike para diferentes finalidades. O mercado costuma vender apenas bicicletas esportivas, ao estilo da MTB, inadequadas para usos urbanos, o que impede o ciclista de aproveitar o potencial delas com conforto.
Além disso, cada bike precisa ser comprada de acordo com a rotina do ciclista. Não adianta adquirir uma esportiva para pedalar no trânsito urbano. Para essas situações, o recomendável é alguma bicicleta urbana, que deve ser escolhida de acordo com a estatura e capacidade do comprador. Para aqueles que desejam se locomover por Fortaleza com eficiência, sustentabilidade e baixo custo, Tarcísio indica as bicicletas elétricas.
Definida pelo lojista e ciclista como "melhor meio de transporte", a bicicleta elétrica tem uma bateria recarregável em tomada. Ela reduz o esforço das pedaladas, perfeito para quem vai de bike até o trabalho. Isso acontece pelo sistema de pedal assistido, no qual o usuário seleciona uma potência e a bicicleta é impulsionada após a primeira pedalada. "Ela é tudo que você precisa", garante Tarcísio.

Sustentabilidade

A eficiência sustentável das bicicletas é comprovada pela Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida) por meio dos resultados do Desafio Intermodal, competição anual organizada pela associação em setembro, mês da mobilidade. O Desafio consiste em percorrer um trajeto de aproximadamente oito quilômetros, com largada na Praça da Imprensa e chegada na Praça Jonas Gomes de Freitas (localizada atrás do North Shopping), em diferentes modos de transporte. Alguns deles são bicicletas, ônibus, carros, motos e pedestres.
Os participantes podem escolher o caminho ao destino e devem respeitar todas as leis de trânsito referentes ao modo utilizado. "Ao final, os competidores são avaliados de 0 a 10 em três critérios, todos com o mesmo peso: tempo, custo e emissões de poluentes", explica Daniel Neves, diretor da Ciclovida. Realizado desde 2013, a bicicleta rápida foi vencedora invicta do desafio com pontuação acima de 9,6.

Legislação

Artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer nas ciclofaixas. Na ausência delas, deve-se circular nos bordos da pista de rolamento, sempre no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via.

Tipos de bicicleta

Bicicleta dobrável
Tem uma estrutura rebaixada, perto do chão, com pneus pequenos. A facilidade de subir e descer nas bicicletas dobráveis é maior, o que garante mais segurança ao ciclista em situações de perigo. Além disso, garante mais confiança para os iniciantes, justamente por estar mais próxima ao chão.
Bicicleta fixa
São o tipo mais comprado entre as bicicletas urbanas. Elas só andam se o ciclista pedalar, diferente daquelas que continuam rodando enquanto o usuário descansa as pernas. Por isso, são mais cansativas de se utilizar e difíceis para iniciantes.
Bicicleta esportiva
Mais vendidas e compradas no mercado brasileiro, as bicicletas esportivas são próprias para chão de terra. Os pneus desgastam facilmente no asfalto, além de possuírem uma estrutura que torna a pedalada no trânsito desconfortável. Requerem do ciclista mais força e capacidade de pedalada.

Edital Bicicletar 2019 

A Prefeitura de Fortaleza divulgou novo edital de licitação para ampliação do Bicicletar, em março de 2019. A Capital contará com 130 novas estações do sistema de bicicletas compartilhadas e mais rigor na manutenção dos veículos. 

R$ 195,23

É o valor da multa (média) pela infração de pedalar na contramão e na calçada

Segurança

Para aqueles que têm a bike como veículo, o entendimento dos direitos e deveres dos ciclistas é essencial. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda tem poucas leis relacionadas aos ciclistas, porque a bicicleta é veículo de propulsão humana sem placa, o que dificulta a implementação de multas, por exemplo. É o que explica o gerente de Operação e Fiscalização da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) Disraelli Brasil. "O dever do ciclista é que ele deve andar no mesmo sentido da rua e na borda, na ausência de ciclofaixa", define o gerente como regra mais importante.
Apesar dos ciclistas estarem proibidos de utilizar a calçada quando montados na bicicleta, eles têm todos os direitos de um pedestre quando desmontados. Ou seja, se o ciclista estiver caminhando e carregando a bicicleta ao lado, ele pode utilizar as calçadas e faixas de pedestre. Ainda, o gerente esclarece que a bicicleta deve estar equipada com campainha, retrovisor do lado esquerdo e sinalização noturna nos pedais, dianteira, traseira e aos lados da bike.
Fonte:O Povo online

Nenhum comentário: