Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

O ANO EM QUE O BRASIL TEVE DOIS CARNAVAIS.


Brasileiro ignorou luto e adiamento da festa e brincou o carnaval em dois períodos no ano de 1912

Fonte:Verso
Brasil teve dois carnavais em 1912, após ignorar ordem para evitar os festejos devido a lutoIMS
Quem dera houvesse dois carnavais por ano. E já houve, em pelo menos um ano, em 1912. Barão do Rio Branco, ministro das Relações Exteriores, morreu em 10 de fevereiro, e o então presidente Hermes da Fonseca, decretou luto em todo o Brasil.  
Avaliando que o País estava fora de clima para curtir a folia, Fonseca assinou um decreto adiando o carnaval de 1912 de fevereiro para abril. Nesse período, conforme imaginava o presidente, o brasileiro estaria recuperado da perda do ministro e apto para a folia novamente.
Como estava mal assessorado o presidente. Os foliões ignoraram o decreto presidencial e mantiveram a festa nas ruas, mesmo sem patrocínio do estado e sem os grandes desfiles.
Como Hermes da Fonseca estava com a popularidade baixa naquele ano de 1912, ele teve de manter a palavra e o carnaval de abril foi mantido. Jornais descreveram ruas lotadas e alegria como se nunca tivesse havido luto no País.  
O jornal carioca A Noite além e publicou uma marchinha carnavalesca bastante provocativa: "Com a morte do barão/Tivemos dois carnavá/Ai que bom, ai que gostoso/Se morresse o marechá.”
Deixar o período de carnaval passar era inviável para o folião brasileiro, e o barão acabou ganhando outras homenagens, como a nomeação da capital do Acre.

Nenhum comentário: