Aplicativos são criados com o intuito de facilitar o dia a dia de profissionais e de olho na sustentabilidade para Android e iOS
Fonte:tecno;DN,por Jacqueline Nóbrega - Repórter
De olho no mercado tecnológico, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) são estimulados a desenvolver seus próprios aplicativos, seja para ajudar na rotina de profissionais ou contribuir com a sustentabilidade. A instituição, aliás, tem uma parceria com o BEPiD, projeto que visa criar ferramentas para a plataforma iOS (dos iPhones).
Wendell Rodrigues, diretor de inovação tecnológica do IFCE, explica que, desde 2013, quando o programa deu seus primeiros passos, cerca de 40 produtos já foram desenvolvidos. "A proposta é criar ferramentas para dispositivos da Apple, mas não obrigatoriamente somente para a plataforma. A abordagem do curso é Challenge Based Learning (CBL). Os alunos já podem chegar com a ideia na cabeça e, dentro do programa, eles vão desenvolver junto com outros colegas. A ideia também pode partir de um professor ou até de uma empresa, que não obrigatoriamente financia o produto. Dessa demanda externa, pode surgir um negócio".
"O programa surgiu em 2013 e já atingiu certa maturidade. Boa parte do laboratório (que existe no campus de Fortaleza) foi bancado através da Lei da Informática, ou seja, existe incentivo fiscal. Já participaram mais de 150 alunos", completa o diretor de inovação.
A ideia do app Projeto Verde, por exemplo, foi desenvolvida, inicialmente, pelo engenheiro de computação Ricardo Lopes. Após uma conversa intermediada por um professor, juntou-se a integrantes do BEPiD para criar a versão do app para iOS, que tem como objetivo levar o conhecimento das espécies de árvore mais utilizadas na arborização urbana, bem como despertar a vontade das pessoas em querer plantá-las.
"O Ramiro Lima, o Pedro Victor (ambos alunos do IFCE) e o Roberto Carneiro (aluno da Universidade Estadual do Ceará) desenvolveram o aplicativo para iOS e eu fiquei responsável pela versão para Android. Procurei uma parceria com o BEPiD pois queria uma maior abrangência do aplicativo".
"O app foi criado entre os meses de outubro e dezembro de 2015. Foi ligeiramente rápido, digamos que em uma semana já estava tudo documentado. Nossa proposta é mostrar a diversidade que temos e onde estão localizadas as árvores para fazer uma assimilação da rica diversidade de espécies que muitas vezes passam despercebidas", completou Ricardo Lopes.
O engenheiro de computação pontua que o processo mais complicado para finalizar o aplicativo foi obter as imagens completas das árvores, que mostrassem, por exemplo, seu tronco, folha, flor e semente, para completar o arquivo do software.
Colaborativo
O Projeto Verde funciona através de colaboração dos usuários na parte de mapa compartilhado. "Temíamos que, se qualquer um pudesse adicionar espécies de árvore na listagem do aplicativo, poderia ter informações erradas ou violações de direitos de imagem. Por isso, no app, o usuário pode criar seu mapeamento de árvore individual, além de poder também submeter sua marcação ao mapa compartilhado. Assim, após a aprovação do administrador, essa informação ficará visível para todos".
Ricardo Lopes pontua ainda que o app ainda não está finalizado. "Ele passará por uma modificação em que ficará sincronizado com outras tecnologias. A manutenção e a modificação dos programas são partes do ciclo de vida do software e o nosso aplicativo ainda tem que crescer muito. No momento está sem receber melhorias, mas futuramente receberá atualização. Na versão Android, temos um total de 53 de 154 instalações ativas". No entanto, por enquanto, o app está disponível somente para Android. O download é gratuito.
SAIBA MAIS
Profissomos
A ferramenta digital reúne perfis de ocupações, com o objetivo de detectar quais são as principais áreas de interesse dos jovens. Aplicativo criado pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Frei Policarpo, de Canindé, em parceria com um alunos do IFCE. Disponível para download gratuito para a plataforma Android.
Guia do santuário
O aplicativo, disponível para download gratuito para a plataforma Android, fornece ao usuário um mapa com a localização dos principais pontos de Canindé, desde igrejas a postos de serviço público. Por meio do app, o internauta também pode traçar rotas entre um ponto e outro. Criado por professores e um aluno do campus de Canindé.
SISMANT
O app é fruto de uma parceria entre os cursos de Zootecnia e Sistemas de Informação do campus do Crato. A proposta do recurso é ajudar produtores de tilápia. O sistema automatiza o cálculo de ração de acordo com o peso atual da produção do peixe e permite que o produtor acompanhe as biometrias da produção. Download gratuito para Android.
Nenhum comentário:
Postar um comentário