Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 13 NOVEMBRO DE 2016.

 SÃO DIOGO DE ALCALÁ
Diogo nasceu em Alcalá do Porto, em Sevilha, por volta do ano de 1400. Filho de pais muito pobres e simples, viveu como monge eremita, em penitência e oração. Alimentava-se somente com os produtos da pequena horta que cultivava e se vestia com as roupas velhas que o povo lhe dava. Possuidor de dons místicos e inteligência infusa, sua piedade e bondade eram tão reconhecidas que logo ganhou fama de santidade. Depois de alguns anos isolado, resolveu fazer-se franciscano.
Em 1441, o Diogo foi enviado como missionário às Ilhas Canárias. Seu trabalho dedicado valeu-lhe o cargo de superior da ordem. Mas sua atuação não era bem vista pelos colonizadores, pois Diogo defendia os indígenas locais, colocados na condição de escravos pelos dominadores. Assim, tornaram sua atuação muito difícil. Com tantas pressões ele teve que voltar para a Espanha, em 1449.
Na Europa o zeloso irmão não ficou parado. Mudou-se para Roma e lá trabalhou como ninguém na assistência aos doentes. Era respeitado e venerado, mas precisou voltar para a Espanha, onde retomou seus trabalhos como porteiro e cozinheiro.
Morreu em 12 de novembro de 1463 com fama de santidade.
REFLEXÃO
São Diogo é um dos santos mais populares da Espanha e das Américas, senão do mundo todo. Esta popularidade fica clara na quantidade de pinturas e imagens que o representam sempre como viveu: vestindo um hábito de irmão leigo franciscano, remendado,
ORAÇÃO
Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de São Diogo de Alcalá, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho.


13.11.2016
32º DOMINGO DO TEMPO COMUM — ANO C
Verde, Glória, Creio – I Semana do Saltério )
__ "O sol da justiça virá trazendo a salvação em suas asas" __
EVANGELHO DOMINICAL EM DESTAQUE
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DA LITURGIA DESTE DOMINGO
FEITA PELA NOSSA IRMÃ MARINEVES JESUS DE LIMA
VÍDEO NO YOUTUBE
APRESENTAÇÃO POWERPOINT

NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGELHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Irmãos e irmãs: estamos chegando ao final do ano litúrgico. É sabido por nós que o final dos tempos e o fim de todas as coisas é uma realidade. Neste sentido, a liturgia de hoje aborda o tema do julgamento, mostrando que Deus não pode ser manipulado nem comprado. O “tribunal” de Deus não favorece uns em detrimento de outros. Por isso, quem clama por justiça verá que ela acontecerá. No entanto, em Deus, justiça e misericórdia andam juntas e não são contrárias uma à outra. Deus é justo sendo misericordioso, e é misericordioso sendo justo. O tema do julgamento está vinculado, pois, ao do último dia. Embora muitas pessoas temem falar sobre este assunto, a liturgia nos adverte que é necessário estar sempre preparados enquanto o Senhor não vem. Jesus nos tranquiliza e pede para que não tenhamos medo, pois quem se ancora na fé e na esperança está protegido por Deus.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, às vésperas do encerramento do ano litúrgico, as dioceses e arquidioceses do mundo inteiro reúnem-se neste domingo para concluírem solenemente o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Foi para nós um tempo de graça e de experimentarmos mais intensamente o quanto Deus nos ama e está disposto a nos oferecer o dom de sua misericórdia a todos que nos sentimos frágeis e necessitados do seu amor. Nesta Eucaristia, rendamos graças ao Pai, porque em sua eterna misericórdia enviou seu Filho Jesus que veio curar nossas feridas e manifestar a compaixão divina, na força do Espírito Santo.
INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: Nosso Deus é o Deus de amor. Não pode salvar o homem sem ele; por isso, faz aliança com seu povo; a salvação é o encontro de duas fidelidades. Mas se Deus é fiel, o povo não o é. Sob a ação das profecias nasce a esperança e a expectativa de um homem que finalmente saberá dar a Deus uma fidelidade absoluta e incondicional: o Messias. Quando ele vier, Deus concederá ao seu povo a plenitude prometida. Uma promessa de vida tal que nada mais haverá de comum entre o mundo presente e o novo paraiso. Uma nova terra, novos céus. Um coração novo tornará o homem sensível à ação do Espírito.
Sintamos o júbilo real de Deus em nossos corações e cheios dessa alegria divina entoemos alegres cânticos ao Senhor!


Antífona de Entrada
Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).
Oração do dia
Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Comentário das Leituras: Na força de sua fé, os discípulos de Jesus não se iludem com falsos profetas e suas profecias assustadoras, pois reconhecem que só em Deus está a segurança e a salvação de suas vidas. Por mais assustadores que sejam os acontecimentos naturais ou históricos eles não alteram a fidelidade de discípulo. A espera pelo dia do Senhor, igualmente, não pode tornar-nos improdutivos, pois é pelo trabalho cotidiano que nos preparamos para os acontecimentos do final dos tempos. Cristo, que manifestou a misericórdia do Pai, vem ao nosso encontro com sua palavra de Salvação. Abramos nossos ouvidos e alarguemos nosso coração para acolher o que Ele nos dirá.
Primeira Leitura (Malaquias 3,19-20)
Leitura da profecia de Malaquias.
3 19 Porque eis que vem o dia, ardente como uma fornalha. E todos os soberbos, todos os que cometem o mal serão como a palha; este dia que vai vir os queimará - diz o Senhor dos exércitos - e nada ficará: nem raiz, nem ramos.
20 Mas, sobre vós que temeis o meu nome, levantar-se-á o sol de justiça que traz a salvação em seus raios. Saireis e saltareis, livres como os bezerros ao saírem do estábulo.
- Palavra do Senhor!
- Graças a Deus.
Salmo Responsorial 97/98
O Senhor virá julgar a terra inteira;
com justiça julgará.
Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa
e da cítara suave!
Aclamai, com os clarins e as trombetas,
ao Senhor, o nosso Rei!
Aplauda o mar com todo ser que nele vive,
o mundo inteiro e toda gente!
As montanhas e os rios batam palmas
e exultem de alegria.
Exultem na presença do Senhor, pois ele vem,
vem julgar a terra inteira.
Julgará o universo com justiça
e as nações com eqüidade.
Segunda Leitura (2 Tessalonicenses 3,7-12)
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Tessalonicenses.
3 7 Irmãos, sabeis perfeitamente o que deveis fazer para nos imitar. Não temos vivido entre vós desregradamente, 8 nem temos comido de graça o pão de ninguém. Mas, com trabalho e fadiga, labutamos noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 9 Não porque não tivéssemos direito para isso, mas foi para vos oferecer em nós mesmos um exemplo a imitar. 10 Aliás, quando estávamos convosco, nós vos dizíamos formalmente: “Quem não quiser trabalhar, não tem o direito de comer”. 11 Entretanto, soubemos que entre vós há alguns desordeiros, vadios, que só se preocupam em intrometer-se em assuntos alheios.12 A esses indivíduos ordenamos e exortamos a que se dediquem tranqüilamente ao trabalho para merecerem ganhar o que comer.
- Palavra do Senhor!
- Graças a Deus.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).

EVANGELHO (Lucas 21,5-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
21 5 Como lhe chamassem a atenção para a construção do templo feito de belas pedras e recamado de ricos donativos, Jesus disse:
6 “Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”.
7 Então o interrogaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?”
8 Jesus respondeu: “Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais após eles.
9 Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim”.
10 Disse-lhes também: “Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino.
11 Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu.
12 Mas, antes de tudo isso, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença dos reis e dos governadores, por causa de mim.
13 Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho.
14 Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa,
15 porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários.
16 Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós.
17 Sereis odiados por todos por causa do meu nome.
18 Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça.
19 É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
HOMILIA - CREIO - PRECES
(Ver abaixo ao final desta liturgia 3 sugestões de Homilia para este domingo)
Sobre as Oferendas
Concedei, Senhor nosso Deus, que a oferenda colocada sob o vosso olhar nos alcance a graça de vos servir e a recompensa de uma eternidade feliz. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Para mim só há um bem: é estar com Deus, é colocar o meu refúgio no Senhor (Sl 72,28).
Depois da Comunhão
Tendo recebido em comunhão o Corpo e o Sangue do vosso Filho, concedei, Ó Deus, possa esta eucaristia, que ele mandou celebrar em sua memória, fazer-nos crescer em caridade. Por Cristo, nosso Senhor.
FORMAÇÃO LITÚRGICA
“Creia que o melhor de Deus na sua vida ainda está por vir!”
DEUS É RICO EM MISERICÓRDIA
Neste domingo, dia 13 de novembro, conforme orientação do Papa Francisco, fecham-se as portas santas da misericórdia e se encerra o Ano Santo extraordinário da Misericórdia em todas as dioceses do mundo. No próximo domingo, será a conclusão do Ano Santo para a Igreja toda e o Papa fechará a porta da misericórdia na basílica de São Pedro, em Roma.
É hora de agradecer a Deus “porque sua misericórdia é sem fim!” Neste Jubileu extraordinário, pudemos tomar consciência, de forma renovada, sobre a importância da misericórdia de Deus e também fazer uma profunda experiência pessoal da ação do Deus misericordioso, em quem nós cremos. E pudemos exercitar-nos na prática das obras de misericórdia para com o próximo.
O Papa Francisco nos exortou, na Bula Misericordiae vultus (O Rosto da Misericórdia), a recuperar duas dimensões fundamentais da vida cristã: nossa relação com o Deus misericordioso e a prática das obras de misericórdia. Chegando ao final do Jubileu extraordinário, não é hora de parar, mas de continuar, para o resto da vida.
Nossa atitude religiosa cristã é verdadeira, somente se reconhecemos, com humildade, a misericórdia infinita de Deus. A Ele somente adoremos e sirvamos de todo coração; busquemos sempre seu perdão com sincero arrependimento; a Ele agradeçamos por todo bem recebido e deixemo-nos conduzir por sua mão, que é sempre misericordiosa.
E pratiquemos intensamente as obras de misericórdia - corporais e espirituais; sobre elas seremos julgados um dia; elas são indispensáveis, se queremos ter parte com Deus no céu (cf Mt 25). Viver a misericórdia, é ser sempre abertos e sensíveis diante da pessoa que sofre, ou se encontra em situação de necessidade. Se queremos obter misericórdia (e todos nós precisamos!), devemos praticar a misericórdia!
Cuidemos bem dos doentes, socorramos os pobres, consolemos os aflitos, demos bons conselhos a quem estiver desorientado, rezemos pelos outros, sejamos pacientes e bons para com todos. “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7).
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
Qual é a atitude do verdadeiro cristão?
Sejamos nós o coração e os braços de Jesus...
Acessem a página de nosso blog para uma pequena reflexão sobre este assunto:
http://salverainha.blogspot.com.br/2013/07/a-atitude-do-cristao.html
Deus recebe o dízimo que oferecemos a Ele?
Sim, Deus recebe o dízimo através da comunidade. Tudo pertence a Ele. Ele é o dono; nós, os usuários. Ele não precisa de nada para Ele, mas precisa para a Sua comunidade (Igreja). Todo dízimo oferecido à comunidade é dízimo oferecido a Deus. O díizimo é uma parcela de nossos ganhos que doamos voluntariamente e de acordo com nossa vontade e nossa capacidade de doação, em agradecimento pelos dons que Deus coloca em nossas vidas. Deus vai receber este dízimo através das obras que os responsáveis pelas paróquias vão fazer utilizando os recursos recebidos.
Caríssimos, não adianta só rezar para que a Igreja faça seu trabalho e torne a vida das pessoas mais feliz e agradável aos olhos de Deus, é preciso a nossa participação direta e voluntária. A manutenção da Igreja, a conta de luz, água, a alimentação do padre, transporte, sua moradia, suas roupas e necessidades pessoais e outras despesas como limpeza ou reformas da igreja para manter em bom estado a casa onde vamos louvar a Deus dependem única e exclusivamente de nossa bondade... Pense nisso!!!
LEITURAS DA SEMANA DE 14 A 20 DE NOVEMBRO DE 2016:
2ª Vd - Ap 1,1-4; 2,1-5a; Sl 1,1-2.3.4 e 6; Lc 18,35-43
3ª Vd - 2Mc 6,18-31; Sl 3; Lc 19,1-10
4ª Vd - 2Mac 7,1.20-31; Sl 16(17); Lc 19,11-28
5ª Vd - Zc 2,14-17; (Sl) Lc 1,46-55; Mt 12,46-50
6ª Br - 1Mac 4,36-37.52-59; 1Cr 29,10.11abc.11d-12a.12bcd; Lc 19,45-48
Sb Vd - 1Mac 6,1-13; Sl 9; Lc 20-27-40
Dom Br - CRISTO REI DO UNIVERSO - 2 Samuel 5,1-3; Sl 121/122; Cl 1,12-20; Lucas 23,35-43 (Cristo Rei)
Link das Partituras dos Cantos para o Mês
http://www.diocesedeapucarana.com.br/cantos.php

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. O Reino em Construção...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
A comunidade sempre gosta de recordar a história da construção de sua igreja templo, desde a primeira celebração para o lançamento e bênção da pedra fundamental, até o dia solene e festivo em que a obra, totalmente acabada foi consagrada pelo bispo diocesano e entregue ao povo de Deus.
Parecia quase impossível que naquela grande área no final da rua, tomada pelo matagal, em um terreno desnivelado, fosse surgir uma bela igreja, ladeada por uma bonita praça, mudando o visual do bairro.
A comissão de construção sob a direção do pároco, viveu momentos difíceis, as obras ficaram paralisadas quase um ano, por falta de recursos, passaram-se dias, semanas, meses, anos, marcados por muita luta, empenho, coletas, promoções, eventos, rifas, bingos. Houve até divergências entre os membros e alguns abandonaram a comissão, quase gerando uma crise na comunidade.
Mas enfim, um belo dia a igreja ficou pronta e totalmente acabada. Quantas histórias como essa a gente conhece ou até já viveu! O lançamento da pedra fundamental foi muito importante, mas, e se tivesse parado nisso? E se a comunidade não tivesse “garra”, esperança e fé para levar adiante o projeto?
É maravilhoso participar de um projeto assim, que a gente vê iniciar-se do “nada”. No meio do caminho há os que desistem, por causa das dificuldades, há os que tomam posição contrária aos interesses da comunidade, há os que fazem intrigas ou críticas destrutivas. Há os que faltam com a caridade, amor, solidariedade, compreensão. Mas há aqueles que seguem adiante, perseverantes e firmes, nenhum argumento contrário consegue fazer com que desanimem.
E um belo dia a vitória começa a delinear-se, conquistada com sofrimento, sacrifício, suor e lágrimas. No futebol costuma se afirmar que, “ganhar de virada é mais gostoso”, de fato, virar o jogo e inverter uma situação de derrota, é coisa muito prazerosa, que nos proporciona uma incontida alegria.
A construção do reino de Deus no meio dos homens, vai nessa mesma linha, quanto mais dificuldades e sofrimentos na ventura desta vida, maior grandiosidade terá a vitória. Mas é preciso ser firme, principalmente quando a força contrária quer nos arrastar para o desânimo e o derrotismo.
A derrocada da força do mal, contrária ao reino de Deus, já tinha sido anunciada através dos profetas, entre eles Malaquias, que na primeira leitura deste 33º. Domingo do tempo comum, afirma que o mal será queimado como palha e não ficará nem raiz e nem ramo, mas para quem teme o nome do Senhor, irá nascer o sol da justiça trazendo salvação.
Uma montanha de palha pode causar admiração pelo volume, mas não tem consistência alguma ,bastando apenas um palito de fósforo e toda aquela palha já era. Mas é preciso acreditar que o bem é maior que o mal, é preciso ter ousadia e fidelidade ao evangelho, para acender o palito que destruirá o mal.
Por isso o evangelho, dentro do gênero literário chamado apocalíptico, estimula as nossas comunidades a continuarem firmes e perseverantes na fé, participando do reino novo inaugurado por Jesus, porém, deixa claro que a salvação não se realizará se o homem não colaborar, por isso Deus fez aliança com o seu povo. Jesus é a pedra fundamental perfeita, que os construtores rejeitaram, mas que foi tomada por Deus e colocada como alicerce de uma nova humanidade, sacramentando nele uma nova e eterna aliança.
Inúmeras vezes Jesus comparou o reino a uma semente, semeada no meio da humanidade, restando muito trabalho pela frente, e isso supõe a tarefa e a missão de cada cristão neste mundo. Ninguém pode ficar na ociosidade esperando passivamente a segunda volta do Senhor, na segunda leitura o apóstolo Paulo condena com veemência essa “vagabundagem” espiritual de alguns membros da comunidade de Tessalônica, muito ocupados em não fazer nada, só esperando pelo grande dia. Ser cristão e pertencer à uma igreja é comprometer-se em construir o reino a cada dia, se não ligarmos Fé e Vida, em todas as suas dimensões, nossas celebrações e nossos cultos, não terão nenhum sentido.
É em meio a este cenário de mentiras e enganos, de todos os dramas e as misérias humanas, de grandes catástrofes e acontecimentos trágicos e pavorosos. No meio de toda esta turbulência, o discípulo de Jesus deve permanecer firme, sem deixar-se levar pelo engano, ou desânimo, nem a traição de parentes ou amigos, porque a vida é maior que a morte, o amor é maior que o ódio, e o mal não resistirá a força da palavra e do testemunho do evangelho.. Por ora estamos no meio do caminho, coloquemos mãos a obra, esta causa vale a pena!
José da Cruz é Diácono da
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail  jotacruz3051@gmail.com
2. Não ficará pedra sobre pedra
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
Fim de ano, fim dos tempos, tempo de refletir sobre o que importa verdadeiramente, sobre o que fica e o que passa. É o tempo da prestação de contas, da expectativa daquele que virá julgar os vivos e os mortos. É tempo de esperança, não de ilusões. Não se iludam nem com a beleza do Templo de então, nem com a beleza dos templos de agora. Não tenham medo, fiquem firmes. Jesus não se impressionou com a beleza do Templo de Jerusalém. O pequeno Templo, construído depois do exílio da Babilônia, tinha sido ampliado e quase todo refeito pelo rei Herodes. Ainda hoje podem ser vistas as enormes pedras do muro de arrimo da esplanada que formam a base do Muro ocidental ou Muro das Lamentações. Mas não nos prendamos às belas pedras ou às ofertas votivas. “Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.” “Acredite, já tinha dito Jesus à samaritana, que vem a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém vocês adorarão o Pai”... “Vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.” Quando o rei Davi quis construir o Templo, Deus mandou-lhe um recado por meio do profeta Natã: “Você vai construir uma casa para eu morar?
Nunca pedi uma casa para morar, sempre andei errante sob a tenda. Eu é que farei uma casa para você e vou preparar um lugar para o meu povo para que não ande errante e não continue a ser oprimido pelos perversos. Vou lhe dar uma descendência. Serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Ele construirá uma casa para o meu nome”. A casa de Deus é a Igreja do Deus vivo e somos nós as pedras vivas da construção de uma casa espiritual. O verdadeiro Templo sem paredes é feito de gente viva conscientemente dedicada à causa de Cristo e de seu evangelho. No livro do Apocalipse, quando São João descreve em suas visões a nova Jerusalém, ele escreve: “Não vi nenhum Templo nela, pois o seu Templo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, e o Cordeiro”. Nós somos o Templo de Deus que permanece de pé e firme numa luta sem trégua por causa da fé e no trabalho diário por causa do pão. Pela nossa perseverança salvaremos a nossa vida.
O anúncio do fim dos tempos se mescla com a previsão da destruição do Templo e da cidade, bom como com as dificuldades e perseguições que sofrerão os seguidores de Jesus. A semente não vingou no terreno pedregoso onde faltava umidade e as raízes não foram profundas. Os que acolheram a palavra fizeram-no com alegria e logo desistiram quando veio a tentação. É na perseverança que salvaremos nossa vida.
3. A SALVAÇÃO PELA PERSEVERANÇA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Os discípulos de Jesus foram alertados contra os falsos alarmes de chegada do fim do mundo. O resultado disto era o medo, a insegurança e, de modo especial, o sentir-se bloqueado e desmotivado para fazer o bem. É perda de tempo dar ouvidos a quem se considera entendido nas coisas relativas ao fim do mundo, e quer se fazer de mestre dos outros.
As perseguições e dificuldades devem ser vistas pelos discípulos como ocasião para dar testemunho do Reino, sem a ilusão de que tudo acabará em breve. Por causa do nome de Jesus, eles seriam aprisionados, entregues às sinagogas judaicas, e levados diante de reis e governadores. Entre seus traidores estariam os seus próprios familiares e amigos. Seriam odiados, e muitos haveriam de sofrer morte violenta.
Em todas estas circunstâncias trágicas, os discípulos teriam a possibilidade de experimentar a proteção divina. Do Pai receberiam força para se defenderem diante dos tribunais, rebatendo as falsas acusações e testemunhando o nome de Jesus com denodo. E também, a força necessária para não se intimidarem e nem sucumbirem às investidas dos adversários.
Se forem capazes de perseverar, até o fim, no testemunho de Jesus, serão salvos. Desta forma, ficará patente sua adesão radical ao Reino e sua não compactuação com o mal e o pecado. Quem perseverar, experimentará a misericórdia salvífica do Pai.
Oração
Espírito de constância, vem em meu socorro nos momentos de provação e dificuldade, quando a perseverança se torna difícil, e a fidelidade, um desafio.
Fonte:NPD Brasil/JORNAL DE CAMOCIM
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d8

Nenhum comentário: