Fonte:Diário Regional/jornal de camocim
Canindé. Por ser conhecida mundialmente pela fé depositada em São Francisco, Canindé atrai sempre uma grande multidão, sobretudo no período de festejos. Conforme o frei Marconi Lins, a edição deste ano da festa atraiu fiéis de Estados como Pará, Piauí, Amazonas, Tocantins, Acre e até de outros países, como a Guiana Francesa. A cidade fica pintada de marrom e, por isso, ganhou o apelido de "Assis Nordestina". "Somos o segundo santuário franciscano do mundo. Por isso, vem gente de outros lugares", destacou.
Caravanas e comboios são comuns nos trechos que levavam ao Município. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve registros de acidentes nas rodovias. Uma das maiores e mais famosas romarias é a de Codó, no Maranhão. Cerca de 20 ônibus chegaram à cidade trazendo um número estimado de 1.100 romeiros. O comboio recebeu o suporte da Prefeitura. O prefeito eleito, Francisco Nagib, também fez parte da caravana. "Sinto-me honrado em estar nessa cidade tão simpática e hospitaleira", disse.
Segundo o empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó, a realização anual do comboio é uma promessa feita por seus pais quando moravam na cidade de Massapé, na Zona Norte do Ceará, no ano de 1967. Segundo ele, o casal e seus seguidores, viajando em jumentos, sem conforto e segurança, gastavam oito dias de viagem até Canindé, para agradecerem as graças alcançadas por meio de São Francisco das Chagas. "Depois que fui embora para o Maranhão, onde moro há 42 anos, resolvi manter viva essa tradição e hoje, graças a São Francisco e Deus, estou completando a minha 35ª viagem a essa terra santa", afirmou.
Para não serem impedidos de continuar com a tradição, os vários comboios que visitam a cidade nesta época do ano tiveram que se adaptar à Lei que proíbe o transporte em paus de arara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário