O Ceará viveu uma série de acontecimentos importantes no setor
Fonte:Por Hugo Renan do Nascimento, hugo.renan@svm.com.br /camocimsolmar.blogspot.com
6. 777 E 787 DA AIR FRANCE
Aproveitando a boa fase internacional do hub de Fortaleza, a Air France substituiu o Airbus 340-300 pelo Boeing 777-200. Com uma capacidade maior, a companhia está transportando mais passageiros entre a Capital e Paris. A surpresa foi que, depois do 777, a empresa anunciou em setembro de 2019 outra substituição. Dessa vez, o 777 foi trocado pelo moderno Boeing 787-9. A aeronave surpreende pelo baixo ruído e mais conforto nas cabines econômica e executiva. A vinda do 787 mostra ao mercado que a Air France está cada vez mais valorizando o centro de conexões de Fortaleza.
7. CONDOR DEIXA FORTALEZA
Um dos voos internacionais com maiores ocupações de Fortaleza, a rota Frankfurt-Fortaleza deixou de existir em setembro de 2019. A Condor, que operava os trechos, pediu recuperação judicial. Dessa forma, muitos voos em diversos países, incluindo o Brasil, foram suspensos. A Condor chegou a realizar os voos duas vezes por semana na alta estação. Agora, espera-se que tanto a Fraport Brasil, concessionária do Aeroporto de Fortaleza, quanto o Governo do Estado negociem a vinda de uma companhia alemã para operar a rota. O Aeroporto de Frankfurt é administrado pela Fraport AG, companhia que controla a Fraport Brasil. Há rumores no mercado de que a Lufthansa estaria interessada em voar para Fortaleza e de que representantes da empresa estiveram recentemente visitando o terminal.
8. BANCOS DE CONEXÕES DA LATAM
A Latam Brasil finalmente confirmou, em outubro, que instalou dois bancos de conexões no Aeroporto de Fortaleza. Os bancos são de tarde e de madrugada. A empresa tem voos para cidades do Norte (Belém e Manaus), Nordeste (Recife, Teresina, Salvador, São Luís, Natal), Centro-Oeste (Brasília) e Sudeste (São Paulo - Congonhas e Guarulhos - e Rio de Janeiro). A companhia inclusive anunciou três voos diários para o Aeroporto de Congonhas, na região central da capital paulista. A ideia da Latam é movimentar mais clientes que viajam a negócios.
9. NOVOS VOOS REGIONAIS
O tão esperado anúncio deste ano foi a inclusão de sete cidades (Juazeiro do Norte já estava na malha) na malha da Gol em Fortaleza. Com as parceiras TwoFlex e VoePass, a empresa vai voar a partir de fevereiro de 2020 para Tauá, Crateús, São Benedito, Sobral, Aracati, Iguatu e Jericoacoara. As cidades estarão conectadas aos voos da Air France-KLM para Amsterdã e Paris.
10. EXPANSÃO DO AEROPORTO
Um dos assuntos mais importantes de 2019 e que são fundamentais para ampliar a capacidade do Aeroporto Pinto Martins foram as obras de ampliação do terminal. Depois das polêmicas envolvendo as intervenções da antiga concessionária (Infraero), a Fraport adiantou as obras e já entregou praticamente tudo. Nova sala de embarque, novas pontes, passarela, esteiras de restituição de bagagens, sistema automático de leitura de cartão de embarque, entre outras melhorias, foram entregues durante o ano. Há ainda a perspectiva de inauguração de uma sala VIP para voos internacionais. A Fraport já confirmou que está negociando o espaço com as companhias aéreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário