Após ter a escultura do Cristo Redentor e a torre de sustentação desabadas, as obras de reconstrução da Igreja do Céu, localizada em Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, começam nesta quinta-feira (1). A obra deve durar três meses e a previsão de entrega é para o dia 1º de novembro.
No dia 31 de março, o templo teve parte de sua estrutura destruída. A escultura do Cristo Redentor, que fica no topo da igreja, e a torre que sustentava a estátua foram as mais atingidas. A Igreja do Céu é o centro de um polo de visitação turística na cidade. Fica em um mirante a cerca de 900 metros de altitude, no alto de 324 degraus, e foi inaugurada em 1938. A imagem do Cristo Redentor foi esculpida em 1937.
O plano de reconstrução vai acontecer em três etapa. A primeira, iniciada nesta quinta-feira (1), será de estabilização das fundações, seguida da reconstrução da Torre e do Cristo, em setembro. Posteriormente, a obra será finalizada com os acabamentos e instalações elétricas.
A reabilitação da Igreja do Céu está sob o comando do professor de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), Esequiel Mesquita, que também é coordenador do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções (Lareb), que acompanha todas as etapas da reconstrução. A Prefeitura de Viçosa do Ceará e a Diocese de Tianguá, que comanda a paróquia da cidade, estão em parceria para ofertar o financiamento das obras.
Por se tratar de uma Igreja histórica, inaugurada em 1938, o plano de reconstrução vai preservar o projeto original. “Os projetos foram todos elaborados a partir de uma pesquisa histórica e ela respeita os traços originais da igreja e serão mantidos. Por exemplo, serão retirados esse revestimento de pedras, que não é original, ela vai voltar o revestimento argamassado, com coloração branca”, explica Esequiel Mesquita.
G1 Ceará/via revista camocim
Nenhum comentário:
Postar um comentário