por Marcelino Júnior
Sobral- “Quando meu filho nasceu, ele precisou também receber leite materno de doação. É uma retribuição e, ao mesmo tempo, um sentimento de alegria poder doar”. A declaração é de uma sorridente mãe que acompanha o filho na Enfermaria Mãe Canguru do Hospital Regional Norte, em Sobral. O pequeno Daniel deu entrada na emergência do HRN no dia 3 de abril. A criança teve que passar por uma cirurgia para retirada de uma hérnia inguinal (na região da virilha). O recém-nascido desenvolveu Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e, no momento, se alimenta apenas do leite de fórmula. Segundo Glauciana Sales (25), a mãe, companhada do esposo Clinton Ribeiro, “o meu filho não está podendo mamar, mas têm outras crianças que precisam muito. Mesmo ele não podendo mamar, nesse momento, sinto alegria”, relata.
Estrutura
O Hospital Regional Norte é referência no atendimento neonatal e tem um Banco de Leite Humano responsável pela coleta, pasteurização e distribuição do leite materno para os bebês internados. Por mês, só para a UTI Neonatal, são necessários 40 litros de leite materno. A demanda é constante para atender os bebês internados no hospital, distribuídos nos 10 leitos na UTI Neonatal, 25 na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e nove leitos na Enfermaria Mãe Canguru.
Ambulatório do Banco de Leite
Todas às terças-feiras, o ambulatório de Aleitamento do Banco de Leite do HRN recebe mães e bebês para consultas de acompanhamento da amamentação e desenvolvimento da criança.“A gente faz uma triagem das mães que tiveram filhos aqui no hospital. É feita uma análise daquelas mães que têm o maior risco de evoluir para um desmame precoce. Para evitar isso, incluímos essas mulheres no Ambulatório de Aleitamento do Banco de Leite”, destaca a médica pediatra Izabella Tamira.
Atendimento
No HRN, mãe e bebê passam pela consulta com a equipe de enfermagem, para ensinar a posição adequada para a amamentação, como realizar o aleitamento, entre outros cuidados. Em seguida, as pacientes são encaminhadas para consultas com a médica pediatra, paralelamente com a toda a equipe multidisciplinar do BLH. A intenção é promover o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e, como forma complementar, até os dois anos de idade. “No ambulatório, são feitos o atendimento de pediatria geral, as consultas de puericultura (assistência para promover e proteger a saúde das crianças, por meio de uma atenção integral) e, quando tem alguma demanda do paciente (criança), se houver alguma intercorrência, a gente já trata também”, ressalta Izabella.
A coordenadora do Banco de Leite do HRN, Samara Andrade, reforça que os benefícios para uma criança amamentada são para a vida toda. “Durante a infância o alimento protege contra doenças infecciosas, respiratórias e diarreias. Já na fase adulta, os estudos comprovam que diminui o risco de surgimento das doenças crônicas, como a obesidade, hipertensão e diabetes, além de contribuir para desenvolvimento intelectual e sustentabilidade do planeta (menor produção de lixo não orgânico)”, afirma.
Campanha
Nesse sábado, 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Para lembrar adata, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte programou diferentes ações em parceria com a atenção básica do município de Sobral. As atividades ocorreram nos dias 8 e 16 deste mês, com visita guiada no HRN, roda de conversa, coleta de leite materno e capacitação dos profissionais do Centro de Saúde da Família, enfermeiros e agentes de saúde, em manejo clínico na amamentação e coleta segura domiciliar.
Serviço
Banco de Leite Humano do HRN
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e de 14 às 17h
Hospital Regional Norte, Avenida John Sanford, 1505, Junco, Sobral
Informações: (88) 3677-9467
Hospital Regional Norte, Avenida John Sanford, 1505, Junco, Sobral
Informações: (88) 3677-9467
Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.
Nenhum comentário:
Postar um comentário