As mulheres frequentemente reclamam do “drama” dos homens quando ficam gripados ou resfriados. Mas, de acordo com um estudo publicado no periódico científico British Medical Journal, eles não estão exagerando quando reclamam dos sintomas dessas doenças. A “gripe do homem” existe e esse fenômeno, possivelmente ancestral, deve-se ao fato de que eles possuem um sistema imunológico mais fraco do que o das mulheres.
O estudo
Pesquisadores da Universidade de Newfoundland, no Canadá, analisaram diversas pesquisas científicas sobre o assunto – se os homens realmente têm sintomas piores do que as mulheres – e procuraram explorar as razões por trás desse fator. “A pesquisa sugere que os homens têm uma resposta imune mais fraca quando se trata de infecções respiratórias virais comuns e da gripe. Essa hipótese tem como base o fato de que eles sentem mais os sintomas, que duram mais tempo do que nas mulheres, e são mais propensos a ser hospitalizados e morrerem em decorrência dessas doenças.”, disse Kyle Sue, principal autor do estudo, ao jornal britânico The Guardian.
A remuneração do professor formador no IFCE será concedida por meio de bolsa, de caráter temporário, entre R$ 1.100,00 e R$ 1.300,00 (a depender da classe estabelecida, podendo ser I ou II). (Foto: Divulgação)
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) oferta 2.715 vagas no Sisu 2018.2. Pode fazer a inscrição o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Ao todo, são 2.715 vagas ofertadas, relativas a 80 cursos superiores.
Como ocorre todos os semestres, a assinatura do termo de adesão ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministro da Educação, já está garantida pelo IFCE para o ingresso de estudantes nos cursos superiores do período 2018.2.
O IFCE é a única instituição federal de Ensino Superior do Ceará a ofertar vagas pelo Sisu em duas edições por ano, podendo participar todos os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. Para a seleção, há a previsão de cotas. O documento pode ser conferido clicando aqui.
Campi contemplados
Os campi contemplados com vagas são: Camocim, Baturité, Boa Viagem, Aracati, Acaraú, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Tianguá, Tauá, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral, Maracanaú, Ubajara, Maranguape, Paracuru e Umirim.
O animal foi encontrado pela comunidade do distrito de Guriú
FONTE:DN/REGIONAL
Um golfinho da espécie cabeça-de-melão foi encontrado morto, na manhã de quarta-feira (30), em Camocim, distante cerca de 347 km de Fortaleza. A espécie é comum na região, de acordo com informações de Mika Holanda, assessor de comunicação do Projeto Manatí, desenvolvido pela Aquasis. "Ele era até monitorado pelo pessoal do ICMBio, do Parque Nacional de Jericoacoara. Inclusive, ano passado, tivemos o encalhe de quatro animais dessa espécie naquela região e a Aquasis fez o resgate, a reabilitação e a soltura desses animais".
O animal foi encontrado pela comunidade do distrito de Guriú e, em um primeiro momento, eles fizeram uma tentativa de reintrodução dele no mar. No entanto, o golfinho encalhou novamente e veio a óbito.
“Jesus: CORPO de Deus entre nós, CORPO que se dá aos homens, CORPO para os corpos, como carne e sangue, pão e vinho. E o CORPO de Deus, Jesus Cristo, se expande, incha, tomando o universo inteiro…
É bem aí, no CORPO, que Deus e o homem se encontram. A humanidade de Deus nos incomoda. Coisa que os primeiros cristãos descobriram com espanto. Eles entenderam que para falar de Deus é necessário deixar de falar de Deus, e falar sobre um homem, um rosto, uma vida… Foi então que eles ficaram cristãos. Deus, para falar de si, tornou-se homem. Fala sobre Deus é fala sobre um homem.
A PALAVRA se fez CARNE. Nosso irmão. Um de nós. Nasceu, viveu, morreu… ressuscitou” (Rubem Alves)
“A festa de Corpus Christi quer nos fazer recordar que CORPO é cálice, onde se bebe o vinho da alegria e da salvação, inserido no CORPO místico e cósmico de Cristo. Só haverá futuro digno quando todos os CORPOS viverem em comunhão, saciados da fome de pão e de beleza” ( Frei Betto).
Um tubarão pesando quase 200 kg foi capturado por pescadores por volta das 08h da manhã desta quinta-feira, 31, em uma praia localizada entre a Ilha do Amor e a Tatajuba. As informações repassadas ao blog é que um grupo de pescadores estavam pescando camarão por meio de “arrastão” e quando puxaram a rede tomaram um grande susto, além do camarão veio também esse enorme tubarão.
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Brasília
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou hoje (29) a abertura de audiências públicas relativas ao processo da 5ª rodada de concessões referentes aos blocos de aeroportos das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. O objetivo é recolher sugestões da sociedade a respeito do edital e do contrato de concessão da nova rodada.
imagens cedida pela internet
Ao todo, serão leiloados 13 aeroportos em três blocos regionais definidos conforme a localização geográfica. O Bloco Nordeste é formado pelos aeroportos de Recife; Maceió; Aracaju; João Pessoa/ e Campina Grande, na Paraíba; e Juazeiro do Norte, no Ceará. O Bloco Sudeste inclui os aeroportos de Vitória, no Espírito Santo, e Macaé, no Rio de Janeiro. Os demais aeroportos, que ficam todos em Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis e Alta Floresta), formam o Bloco Centro-Oeste.
De janeiro a março de 2018, o índice no Estado foi de 29 doadores para cada um milhão de habitantes no Ceará
FONTE:DN/CIDADE
No primeiro trimestre de 2018, o Ceará teve um aumento de 28% na taxa de doadores efetivos de órgãos ou tecidos, se comparado aos índices contabilizados em 2017. Dessa forma, a taxa que, em 2017, era 23,2 doadores por milhão de população (pmp) - indicador utilizado no Registro Brasileiro de Transplantes - passou a ser de 29,7 doadores, conforme balanço divulgado, ontem, pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). São considerados doadores efetivos as pessoas que a família aceitou fazer a doação, foram para o centro cirúrgico, mas que não necessariamente têm os órgãos transplantados. Isso acontece quando a equipe detecta uma intercorrência, quando o órgão apresenta, por exemplo, algum tipo de comprometimento, como tumores ou fígado esteatótico (com gordura).
A taxa registrada no território cearense, no primeiro trimestre de 2018 é a terceira maior do Brasil, sendo superada apenas pela do Paraná, com 44,2 doadores pmp e por Santa Catarina, com 33,7 pmp.
Durante a madrugada de segunda-feira, 28, vândalos arrombaram uma das postas da Capela de Santo Antonio, em Granja, e furtaram vários objetos de valores. O pároco da igreja registrou em B.O por volta das 09h de segunda-feira na delegacia do município. Ainda de acordo com o pároco, os vândalos furtaram os seguintes objetos: 02 âmbulas, 01 cálice, uma patena, 02 microfones, cabos de fio e uma extensão. Achando pouco, os vândalos abriram o sacrário e jogaram fora as hóstias sagradas.
A polícia iniciará as investigações a fim de se chegar aos autores do arrombamento seguido de furto.
A ponte metálica do Rio Portinho na divisa do município de Parnaíba com Luís Correia foi inaugurada em 1922, com a linha entre Luís Correia e Cocal e representa os anos áureos do transporte ferroviário no estado do Piauí.
Ponte Metálica sobre o Rio Portinho da divisa do município de Parnaíba com Luís Correia (PI) inaugurada em 1922
Ela integrou a Estrada de Ferro Central do Piauí (EFCP), construída nas primeiras décadas do século XX para servir de ponto de embarque no trecho Parnaíba-Luís Correia e pretendia servir para escoamento de mercadorias da futura instalação do Porto de Luís Correia até hoje não concluído.
Dezenas de trabalhadores da EFCP abriram caminho para o mar e auxiliaram na construção da ponte sobre o Rio Portinho, que ligava as duas cidades. Em 1974, o trecho foi desativado, permanecendo ativa por mais alguns anos apenas a linha Parnaíba-Teresina. Atualmente, a estação é parte de um espólio abandonado e encontra-se em péssimo estado de conservação.
Em 1916 a ferrovia recebeu a denominação de Estrada de Ferro Central do Piauí e foi homologado o contrato de construção com a South American Railway Company Ltd., para construí-la de Luís Correia a Teresina tendo como diretor da EFCP o engenheiro Miguel Furtado Bacelar que a concluiu em 1922.
Neste sábado, as mulheres participam da 'Noite das Solteironas', que abre a festa do padroeiro em Barbalha
FONTE:DN/REGIONAL
00:00 · 26.05.2018 por Antonio Rodrigues - Colaborador
Barbalha. Colocar de cabeça para baixo ou tirar o Menino Jesus do colo da imagem de Santo Antônio são algumas das simpatias praticadas por quem deseja conseguir casamento. Neste Município, no Cariri cearense, estas tradições se reinventam e se somam a outros costumes criados, muitos em função do Pau da Bandeira. Neste sábado (26), as mulheres participam da "Noite das Solteironas", que abre a festa do padroeiro da terra dos "Verdes Canaviais", colocando em prática o desejo de subir ao altar.
É impossível falar do Santo casamenteiro em Barbalha sem mencionar Socorro Luna, 64, conhecida como "a solteirona mais famosa do Brasil". Advogada e professora aposentada, ela criou a "Noite das Solteironas", em 2002, unindo as simpatias pelo padroeiro junto com o tradicional Pau da Bandeira. Tem a pinga "Xô Caritó", o pó "cata-marido" e um kit com a casca da madeira que serve de mastro, oração e uma fitinha dizendo "Santo Antônio, tens piedade de nós, as solteironas". Da casca, é feito um chá, servido gratuitamente na noite da festa para quem quer arranjar noivo.
A tradição de pegar no mastro da bandeira de Santo Antônio, que será erguido neste domingo (27), é muito antiga. "Como normalmente é uma árvore medicinal, pensei em pegar uma parte para fazer simpatia", explica Socorro. Na primeira "Noite das Solteironas", as pessoas riam. Hoje, depois do dia do hasteamento da Bandeira, é o mais popular momento da Festa.
Casamento coletivo
Neste ano, 15 casais se unirão no civil na noite deste sábado (26) e, no da 3 de junho, um grande casamento coletivo será realizado, com um desfile de carros antigos, tapete vermelho, helicóptero despejando pétalas de rosas e valsa ao som da sanfona. Um luxo oferecido às pessoas que atendem dois critérios: pediram ao Santo o casório, realizando alguma simpatia, e são pobres e não têm condições de pagar.
Mas Socorro Luna continua firme em seu desejo de permanecer solteira. Não que tenha aversão a casamento, preferiu rumos diferentes para sua vida. "O que não falta é pretendente. De todas as idades, mas sou muito feliz", garante a advogada.
Ela teve que enfrentar o desejo dos pais, José Antônio de Luna e Julia Mendes de Luna, de que casasse cedo. Aos 14 anos, sua família já queria Socorro noiva, mas ela admite que sempre "enrolou", dizendo que era muito jovem para o altar. Após terminar os estudos, aos 16, começou a dar aula, no Colégio Nossa Senhora de Fátima e ganhou seu primeiro dinheirinho. "Fui para Fortaleza conhecer o mar, era um sonho em minha vida. Não parei mais de viajar", lembra.
Fonte:DN/Regional por Marcelino Junior - Colaborador
Sobral. É com cuidado que José Roberto de Mesquita, 50, acomoda vários doces em uma velha assadeira para levá-los ao forno a lenha. Com movimentos leves, aos poucos, a mão experiente encaixa cada guloseima no espaço reservado a ela, que vai ficando cada vez mais apertado para tanta doçura. De repente, a assadeira passa da mesa direto para o fogo, para descansar ali por cerca de 20 minutos, envolvida pelo calor das chamas que vão ajudar a transformar aqueles pequenos círculos de massa e recheio em um dos doces mais tradicionais deste Município do Norte do Ceará: a queijada.
A iguaria atravessou, não apenas o oceano, trazida pelos portugueses que se estabeleceram na região de Sobral, como também os séculos, chegando ao nosso tempo com a receita simples, passada de geração em geração. No caso de seu José Roberto, os segredos foram divididos pela mãe dele, após aprender o passo a passo e acompanhar na cozinha, por muito tempo dona Semires Nascimento, a neta de escravos que deixou com a mãe do confeiteiro seu legado, após sua morte, aos 103 anos.
Confeitaria
Em casa, Roberto Mesquita foi o único dos seis irmãos a se interessar pelo universo da culinária, acompanhando a mãe, desde muito jovem, pelas aventuras diárias entre formas, assadeiras, fogão a lenha, tradição mantida até hoje, e as muitas receitas traduzidas em gostosuras, além da queijada, como os sequilhos, o pão de ló e o bombocado, um daqueles doces que dá vontade de comer aos montes, em formato de pequeno bolo, que acompanha o café da manhã ou mesmo o lanche da tarde.
A vida difícil e a falta de oportunidades deram ao hoje orgulhoso confeiteiro, apenas duas escolhas de sobrevivência na juventude: os doces, ou seguir a profissão do pai, pedreiro que sustentou de sol a sol a família numerosa.
"Eu nem pensei duas vezes, pois, logo nos primeiros contatos, senti que tinha a tendência à cozinha. Eu achava mágica a transformação daqueles ingredientes todos em comida, em algo que nos dá sustento; e, sendo doce, então, me realizava mais ainda. E, assim como minha madrinha, a dona Semires, e minha mãe, eu também criei meus três filhos e me estabeleci na vida como confeiteiro", conta emocionado, ao mostrar a casa, construída no Mumbaba de Baixo, distrito de Masssapê, onde ele mora com a família há alguns anos. "São apenas 8 quilômetros até Sobral, onde nasci e tenho minha maior clientela", explica.
A Instituição, que teve como primeiro comandante o tenente do Exército Braseiro, Tomaz Lourenço da Silva Castro, conta atualmente com um contingente de mais de 16 mil servidores e é a única Instituição mantida pelo Estado presente em todos os municípios cearenses.
Criada no ano de 1835 pelo padre e senador José Martiniano de Alencar, pai do romancista José de Alencar, a PMCE participou de diversos episódios de repercussão nacional e internacional. O coronel João Xavier de Holanda, da reserva da PM, é especialista na história da Corporação e diz que se orgulha de fazer parte da Instituição que ele considera "gloriosa e altaneira na defesa do povo cearense".
"A PM foi convocada para a Guerra do Paraguai, esteve na Revolução de 1930, na Revolução Constitucionalista de 1932. Sempre que foram requisitados, os militares do Ceará demonstraram coragem nos combates", afirmou o coronel.
O oficial conta com orgulho o dia em que a PM enfrentou o bando de Lampião e conseguiu expulsar os cangaceiros do município de Jaguaribara, mas lembra também fatos tristes para a Corporação. "Durante a Sedição de Juazeiro, quando os seguidores de Padre Cícero se dirigiam para Fortaleza para depor o Governo, houve um confronto na Cidade de Acopiara e o comandante das tropas, J. Da Penha, foi morto. Como muitos outros policiais durante estes 180 anos, morreu tentando defender o povo do Ceará", disse Holanda.
Ainda aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados, projeto que regulamenta a criação de novos municípios no País. O jornal O Povo teve acesso à lista dos distritos cearenses que podem virar municípios em breve. A criação de novas cidades estava suspensa há 22 anos.
O projeto de lei complementar (PLP) 137/15, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), precisa do apoio de no mínimo 257 deputados.
Confira a seguir:
Adrianópolis
Distrito de Granja. Localizado a 395 km de Fortaleza e a 65,8 km de Granja. Até a Capital, de carro, o menor tempo de viagem é de 5h59min. O distrito fica a pouco mais de 19 km da divisa com o Piauí.
Almofala
A Praia de Almofala, a 190 km da Capital, é um comunidade indígena considerada último reduto dos índios Tremembé. A localidade é uma das sedes do Projeto Tamar, instalado em 1992. A iniciativa tem como objetivo proteger a vida marinha.
Aranaú
A 255,1 km de Fortaleza, Aranaú é um destino turístico praiano procurado no Ceará. No local, existe uma comunidade de pescadores que vivem e trabalham no local.
Aruaru
O distrito fica localizado em Morada Nova. Aruaru tem 9.509 habitantes e 2.746 domicílios. Deste total, 1.265 ficam em zona urbana e outros 1.481 em zona rural. O distrito fica a 129 km de Fortaleza. Uma viagem de carro duraria, em média, 1h41min. Também de carro, um litoral próximo ao distrito é Parajuru, que fica a 1h28min.
No domingo, será realizado o tradicional cortejo do Pau da Bandeira, da zona rural ao Centro de Barbalha
FONTE:DN/REGIONAL/por Antonio Rodrigues - Colaborador
Barbalha. Faltam pouco mais de quatro dias para o início da tradicional Festa de Santo Antônio, mas a cidade já está colorida para receber milhares de visitantes, a partir deste sábado (26), até o dia 13 de junho, data que homenageia o padroeiro. Com a autointitulada "maior festa de Santo Antônio do mundo", este Município do Cariri cearense abrirá os festejos juninos do País e pretende receber 350 mil pessoas durante todos os dias.
Na Rua do Vidéo, bandeirolas e balões estão espalhados de ponta a ponta, da Igreja Matriz até a Igreja do Rosário, com destaque para a Bandeira do Brasil, formada com a junção de cores, remetendo à proximidade da Copa do Mundo de futebol. Imagens de Santo Antônio em azulejos, faixas, bandeiras estão espalhados nas fachadas das casas.
Segundo o artista plástico Cícero José Pereira, responsável pela decoração no Centro Histórico de Barbalha, além de lembrar o Mundial de Futebol, que se aproxima, os itens deixam viva a cultura popular, na figura do Mateu, personagem do reisado que deixou o colorido da chita de lado para vestir verde e amarelo. Primeiro, foram feitas as bandeirinhas, depois os portais, em seguida, foram restaurados os bonecos gigantes criados há 20 anos. "Demos uma nova cara, fizemos Mateu pequeno, balões, peneira, abanos, balões gigantes, os estandartes até unir tudo e ficar uma harmonia junina, de cores", conta.
Vovô não faz boa partida, mas passa de fase. Everson faz grandes defesas e salva o Ceará de uma derrota
Fonte:Jogada
Na noite desta quarta-feira (23), o Ceará recebeu o CRB-AL, na Arena Castelão, e empatou sem gols pelo jogo de volta das quartas de finais da Copa do Nordeste. Com o resultado, o Vovôpassou para as semifinais da competição, na qual enfrentará o Bahia/BA.
O jogo
Precisando mostrar resultado ao seu torcedor presente na Arena, o Ceará começou a partida indo para cima do CRB. Aos 4 minutos de jogo, o lateral-direito Arnaldo cruzou para Ricardinho que chutou em cima da marcação regatina. Aparentemente nervosa em campo, a equipe alvinegra teve mais posse de bola, mas pouco criou no primeiro tempo.
Aos 26 minutos, Arnaldo, sentindo dores no tornozelo, foi substituído pelo volante Naldo. Com essa mudança, o volante Richardson passou a jogar na lateral-direita.
Com o time ansioso e errando muitos passes, a torcida alvinegra passou a vaiar a equipe e pedir raça aos jogadores. Apesar de jogo bastante movimentado, os primeiros 45 minutos não tiveram boas chances criadas pelas equipes. Tanto o goleiro Everson, do Ceará, quanto João Carlos, do CRB, não trabalharam na primeira etapa.
Designer cria rótulos que remetem a episódios como "o golpe" e "triplex"
Por AdNews/via Exame
Cervejas: rótulos criados pelo designer Pevê Azevedo trazem cenas da política nacional (Pevê Azevedo/Divulgação)
A frase “O Brasil me obriga a beber” é muito comum nas redes sociais. Popularizada pela fanpage homônima que tem quase 1,5 milhão e meio de pessoas, o lema diverte e verbaliza o que inúmeros descontentes têm perante o país. Pensando nisso e em uma forma de transformar em imagens um sentimento de muitos, o designer Pevê Azevedo criou série de rótulos de cerveja ““Este País me obriga a beber” que se inspira nos últimos escândalos nacionais.
Com nomes como O Golpe”, “Mala Marcada”, “Bunker Baiano”, “Triplex” e “Grande Acordo, a linha foi pensada para denunciar o que tem ocorrido na política brasileira. “O Brasil tem um dos momentos mais delicados de sua história. Mais do que nunca, você precisa saber em quem votar e tudo o que a pessoa está envolvida. Um dos principais cenários de discussão política é na mesa de bar, então decidimos juntar as duas coisas: política e cerveja”, disse o criativo na página de seu projeto.
Confira abaixo algumas garrafas pensadas pelo jovem:
A Defensoria Pública da União (DPU) inaugurou nova unidade do órgão no Ceará, no último sábado (19), data em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública.
O evento reuniu o governador Camilo Santana, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o senador Eunício Oliveira, o defensor público-geral federal, sobralense Carlos Eduardo Paz, além do deputado federal Leônidas Cristino, o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF), Igor Albuquerque, e os defensores públicos federais que atuarão na unidade, Anderson Lopes e Fernando Holanda, além de servidores e representantes da comunidade.
SAIBA MAIS
Com sede em Sobral, na Rua Viriato Medeiros, 1295, no centro, em frente à prefeitura, o novo equipamento faz parte de um plano de interiorização da Defensoria Pública da União. Com mais de duzentos e cinco mil habitantes, acidade, que fica a 240 quilômetros de Fortaleza, na região noroeste do estado, é a primeira no interior a receber uma unidade da DPU, e foi escolhida a partir de critérios, como número de varas federais e número de habitantes.
Assistência
O órgão prestará assistência jurídica gratuita à população com renda familiar de até R$ 2.000,00 perante a Justiça Federal e a Militar, com atuações na esfera criminal, previdenciária e cível. Ações que envolvem órgãos federais, como INSS (questões previdenciárias, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, salário-maternidade, pensões por morte e invalidez, entre outros), assuntos relacionados à Política de Assistência Social (BPC Idoso/Deficiente) e outros benefícios assistenciais, demandas relacionadas à Caixa Econômica Federal (como renegociação de dívidas, débitos indevidos, revisão de financiamento habitacional etc) e na área da saúde (como ações para requerer tratamento oncológico, medicamentos de alto custo, leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde) estão entre as demandas atendidas pelo órgão.
Prefeito lançou Procedimento de Manifestação de Interesse para escolha da empresa que implantará projeto de eficiência energética.
Por G1 CE
Fortaleza lança projeto para geração de energia limpa nas escolas (Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação)
A fim de reduzir gasto com energia convencional e gerar energia limpa, a Prefeitura de Fortaleza lançou o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), projeto para a escolha de empresa que realizará estudo de geração de energia limpa nas escolas da capital cearense.
Durante o evento de apresentação do projeto, na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, demonstrou interesse em implantação de biogás como fonte energética da rede de transporte público de Fortaleza.
"Com a Parceria Público-Privada, podemos ter ganhos de economia para o município, além de estimular uma produção energética de base solar e eólica, utilizando-as como fonte de energia nas escolas. Esse é um projeto pioneiro no Brasil inteiro. Temos o mais importante que é o potencial energético e o arranjo de interesse para a PPP", declarou. A ação é voltada para 490 escolas e creches municipais.
Sobral- “Quando meu filho nasceu, ele precisou também receber leite materno de doação. É uma retribuição e, ao mesmo tempo, um sentimento de alegria poder doar”. A declaração é de uma sorridente mãe que acompanha o filho na Enfermaria Mãe Canguru do Hospital Regional Norte, em Sobral. O pequeno Daniel deu entrada na emergência do HRN no dia 3 de abril. A criança teve que passar por uma cirurgia para retirada de uma hérnia inguinal (na região da virilha). O recém-nascido desenvolveu Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e, no momento, se alimenta apenas do leite de fórmula. Segundo Glauciana Sales (25), a mãe, companhada do esposo Clinton Ribeiro, “o meu filho não está podendo mamar, mas têm outras crianças que precisam muito. Mesmo ele não podendo mamar, nesse momento, sinto alegria”, relata.
Estrutura
O Hospital Regional Norte é referência no atendimento neonatal e tem um Banco de Leite Humano responsável pela coleta, pasteurização e distribuição do leite materno para os bebês internados. Por mês, só para a UTI Neonatal, são necessários 40 litros de leite materno. A demanda é constante para atender os bebês internados no hospital, distribuídos nos 10 leitos na UTI Neonatal, 25 na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e nove leitos na Enfermaria Mãe Canguru.
Ambulatório do Banco de Leite
Todas às terças-feiras, o ambulatório de Aleitamento do Banco de Leite do HRN recebe mães e bebês para consultas de acompanhamento da amamentação e desenvolvimento da criança.“A gente faz uma triagem das mães que tiveram filhos aqui no hospital. É feita uma análise daquelas mães que têm o maior risco de evoluir para um desmame precoce. Para evitar isso, incluímos essas mulheres no Ambulatório de Aleitamento do Banco de Leite”, destaca a médica pediatra Izabella Tamira.
O salário-maternidade também já pode ser solicitado pela internet
A partir de hoje (21), aposentadorias por idade e salário-maternidade urbanos poderão ser concedidos automaticamente pela internet, no site Meu INSS ou pelo telefone 135.
A expectativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é que de 15% a 20% dos pedidos possam ser atendidos imediatamente por esses canais, sem a necessidade de comparecer presencialmente às agências.
Antes, o segurado precisava agendar uma ida até uma agência do INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.
O Governo do Estado afirma que o espaço para shows será o maior equipamento do tipo no Nordeste
FONTE:DN/REGIONAL
por Antonio Rodrigues - Colaborador
Crato. Com quase 60 anos de construção, o Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante está sendo reformado para 67ª edição da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, a Expocrato, que começa no dia 14 de julho. Com área total de intervenção de 33.605,40 m² e orçada em R$ 35 milhões, a obra ampliará a área de circulação e busca desafogar o trânsito, uma das principais reivindicações durante o período do evento. O espaço de shows terá para mais de 30 mil pessoas. O Governo do Estado afirma que este será o maior equipamento do tipo no Nordeste.
A reforma inclui novas edificações, como a Administração do Parque, dormitório para os tratadores (144 camas), instalações sanitárias, arquibancada, edifício para entidades, centro de manejo, marquises polivalentes, restaurantes, museu, área para artesanato, engenho e renovação dos pavilhões existentes e toda a parte viária e de currais. São 4.434,30 m² de reformas e um acréscimo de 11.137,50m² em novos edifícios.
Além disso, haverá uma pista de "kiss and go", onde motoristas realizarão embarque e desembarque sem atrapalhar o trânsito. No entanto, a praça Coronel Filemon Teles, em frente à entrada principal, foi demolida para o alargamento da Rua Rui Barbosa. Toda pavimentação asfáltica no local já foi concluída. Nesse caso, a Praça será deslocada para dentro do Parque, mudando formato e estrutura.
O papa Francisco canonizará no Vaticano, no dia 14 de outubro, o papa Paulo VI e o arcebispo de San Salvador, Óscar Arnulfo Romero, assassinado em 1980 enquanto celebrava uma missa.
O anúncio foi feito neste sábado (19). Ao lado de Paulo VI e monsenhor Romero, serão canonizados os sacerdotes italianos Francesco Spinelli e Vincenzo Romano, a religiosa alemã Maria Katharina Kasper e a espanhola Nazaria Ignacia March Mesa.
A canonização será durante o Sínodo dos Bispos, que este ano abordará questões relacionadas à juventude, no período de 3 a 28 de outubro. Paulo VI, de nome Giovanni Battista Montini e cujo papado transcorreu entre 1963 a 1978, é lembrado, entre outros pontos, por levar a termo e defender a inÛuência do Concílio Vaticano II, iniciado pelo seu antecessor, o já santo João XXIII, em 1962. Francisco proclamou o papa Paulo VI beato, no mês de outubro de 2014 e na cerimônia destacou "sua visão de futuro".