Powered By Blogger

domingo, 18 de março de 2018

O FLORESTA FEZ 3 A 0 NO FERROVIÁRIO E RETOMA A LIDERANÇA DO ESTADUAL DE 2018.

O time da Vila Manoel Sátiro segue invicto na 2ª fase do Campeonato Cearense

Fonte:Jogada

O resultado devolve a primeira posição do certame para o Floresta, com 10 pontos somados (3V/1E/0D), que segue invicto na segunda parte do Estadual ( Foto: Kleber A. Gonçalves )
Quem ficou em uma situação delicada foi o Ferroviário. Apesar do retrospecto favorável na Copa do Brasil, o time é o 6º colocado do Estadual ( Foto: Kleber A. Gonçalves )
A partida no Estádio Presidente Vargas (PV), válida pela 1º rodada da segunda fase do Estadual – jogo atrasado – era de grande valor para as duas equipes. O Ferroviário, que conseguiu mais uma classificação histórica na Copa do Brasil, queria avançar para as semifinais do Estadual, enquanto o Floresta, com vaga já garantida para a próxima fase, buscava a liderança do certame. Com a bola rolando, na tarde deste domingo (18), triunfo para o Verdão por 3 a 0, com gols de Wallace, Paulo Vyctor e Edson Cariús, todos no segundo tempo.
O resultado devolve a primeira posição do certame para o Floresta, com 10 pontos somados (3V/1E/0D), que segue invicto na segunda parte do Estadual. O time da Vila Manoel Sátiro se prepara agora para encarar o Ceará, na próxima quinta-feira (22), novamente no PV, às 21h.
O vencedor da partida é, automaticamente, o líder do Campeonato Cearense, enfrentando o último colocado do G4 nas semifinais. Em caso de empate, a liderança é do Verdão, independente do placar nos demais jogos.

Quem ficou em uma situação delicada foi o Ferroviário. Apesar do retrospecto favorável na Copa do Brasil, o Tubarão da Barra é o lanterna do grupo no Nordestão e apenas o 6º colocado do Estadual, com apenas dois pontos somados em 4 jogos. A classificação não depende apenas dos próprios esforços. A equipe precisa vencer o Clássico das Cores, no mesmo dia e horário que o Floresta entra em campo, além de torcer por um empate entre Uniclinic e Iguatu na última rodada. A partida acontece na Arena Castelão.
Apenas um dia antes, na quarta-feira (21), o time coral tem compromisso pela Copa do Nordeste. Os comandados de Ademir Fonseca enfrentam o Vitória, no PV, às 19h.   
O jogo
A partida começou muito movimentada. O Floresta se lançou ao ataque logo nos primeiros minutos e tratou de criar as principais chances, sem muito perigo. Já o Ferroviário, desgastado fisicamente devido o confronto diante do Vila Nova/GO pela Copa do Brasil, apresentava dificuldades para vencer as linhas defensivas do Verdão, único time que não sofreu gol na 2ª fase do Estadual.
Passado o ’momentos de estudo’ das equipes, o Ferrão equilibrou as ações, chegando forte pelo lado direito com Valdeci e Andrei. Do outro lado, o centroavante Edson Cariús, solitário, tentava ser o homem de referência do Floresta, mas não conseguia se desvencilhar da marcação coral.
Com maior posse de bola, o time comandado por Ademir Fonseca cansou de executar lançamentos para infiltrações que sempre eram interrompidas por conta do impedimento. Bacabal até aproveitou um desses passes, mas realizou o arremate travado. A principal chance de perigo veio de Bruno Ocara, que recebeu de Edson Cariús dentro da área, sem goleiro e, inacreditavelmente, finalizou para fora, aos 46. Faltou criatividade e sobrou transpiração no 1º tempo.
A segunda etapa começou com três mudanças. O Ferrão trouxe para a partida Iranilson e Luis Soares, enquanto o Floresta lançou a campo Felipe Lacerda. Com posturas mais ofensivas, o Ferroviário ensaio uma abertura no marcador aos 3, em finalização de Valdeci para fora.
A resposta veio no minuto seguinte: gol do Floresta. Edson Cariús chutou de fora da área, a bola explode na trave esquerda de Léo e sobra para Felipe Lacerda. O meia domina e dá assistência para Wallace, que só tem o trabalho de empurrar para o fundo da rede.
Depois do tento, o Ferroviário foi todo pressão para cima do Verdão. Desorganizado dentro das quatro linhas, o time coral tentou o empate a todo custo com finalizações de fora da área. O Floresta se segurava e aguarda um contra-ataque para matar a partida.
A estratégia então se consolidou. Aos 20, o atacante Paulo Vyctor, que entrou no decorrer do segundo tempo, recebeu passe primoroso e botou a bola entre as pernas do goleiro Léo. O gol soou como um verdadeiro balde de água fria no Ferrão, que se tornou inofensivo na partida. 
O time da Vila Manoel Sátiro ainda emplacou o terceiro gol com o artilheiro Edson Cariús, dono de oito gols no Cearense, aos 30. O Floresta ainda teve chances de fazer mais no PV, só que parou no goleiro Léo.     
Copa do Brasil
Resta ao Ferrão agora esperar o sorteio da 4ª fase da Copa do Brasil realizado pela Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), previsto para acontecer nesta segunda-feira (19), às 11h, na sede da entidade. O Ferroviário está classificado juntamente com Atlético/PR, Internacional, Avaí, Goiás, Ponte Preta, São Paulo, Vitória, Atlético/MG e Náutico.    
Invencibilidade
O técnico Oliveira Canindé chegou recentemente no Floresta e consolidou o bom desempenho da equipe apresentado até aqui. Anunciado no dia 26 de fevereiro, após pedido de demissão de Raimundo Vagner, o novo comandante esteve à frente do time em quatro oportunidade e ainda não conheceu a derrota: são três vitórias e um empate.
Os resultados foram fundamentais para as pretensões do Verdão no Estadual. Último integrante do G6 que garantiu vaga na segunda fase do certame, o time da Via Manoel Sátiro agora disputa a ponta isolada da tabela, já tendo conquistado a classificação para as semifinais e, de sobra, o direito de participar da Série D de 2019.
Competição essa que é conhecida por Oliveira Canindé. O treinador sagrou-se campeão da competição em 2010, quando comandava o Guarany de Sobral. Outro feito marcante do currículo é a conquista da Copa do Nordeste três anos depois, pelo Campinense.     
Ficha Técnica
Ferroviário 0 x 3 Floresta
Competição: 1ª rodada da Segunda Fase do Campeonato Cearense de Futebol
Data: 18/03/2018
Horário: 16 horas
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE
Árbitro: Avelar Rodrigo/CE
Gol: Wallace - 04´/2º T (0-1); Paulo Vyctor - 20´/2º T (0-2) e Edson Cariús - 30’/2º T (0-3)
Cartões amarelo: Iago Emanuel (FLO) e Veraldo (FLO), Paulo Vyctor (FLO), Regineudo (FLO), Janeudo (FER), Luis Soares (FER) e Valdo Bacabal (FER). 
Ferroviário: Léo; Emerson Santos (Iranilson), Erandir, Túlio e Sávio; Liniker, Mazinho (Roney), Janeudo e Valdeci; Andrei (Luis Soares) e Valdo Bacabal. Técnico: Ademir Fonseca
Floresta: Mauro; Danrley, Regineudo, Edgar e Cláudio Caça-Rato; Dim, Iago Emanuel, Bruno Ocara (Felipe Lacerda) e Wallace (Felipe Gustavo); Edson Cariús e Veraldo (Paulo Vyctor). Técnico: Oliveira Canindé

Nenhum comentário: