O diretor de marketing do Vovô, Lavor Neto, explica a situação
FONTE:JOGADA
Com contratos de publicidade encerrados desde dezembro de 2017, 11 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, incluindo o Ceará Sporting Club, continuam a estampar a marca da Caixa Econômica Federal em seus uniformes e ações de marketing à espera de uma possível renovação. Sem contrato, a exposição é gratuita.
Ao todo, foram encerrados em 31 de dezembro contratos com doze equipes da Série A deste ano: América-MG, Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Santos, Sport, Vitória e Vasco. Apenas o último clube não utiliza mais a marca da Caixa.
Apesar de não haver menção nos contratos à possibilidade de continuarem expondo a logo do banco, há permissão. “Os clubes, quando assinam o contrato, também podem assinar um termo a parte para licença de uso da marca, que permite o uso da marca Caixa (sem ônus para o clube) até que sejam definidos os patrocinadores do período seguinte”, informa a instituição, que negocia novos contratos. Até agora, nenhum foi oficialmente anunciado.
Foi justamente o caso do Ceará. O diretor de marketing do time, Lavor Neto, explica a situação: "Existe um contrato de uso e cessão de uso de marca. Contrato de patrocinio finalizou em dezembro. A gente tem que apresentar relatórios, cumprimento de contrapartida nesse período. E iniciou uma nova fase de renovação. NEsse momento, a Caixa ofereceu - quando faz isso não faz isoladamente - esse contrato de cessão de uso de marcas, enquanto a negociação segue transcorrendo. Aí lógico qua a maioria dos clubes aceitou, não é uma garantia. Dentro destas tratativas sempre tem sinalizações positivas, a gente não vacilou em manter a exposição da marca. A gente que conversa com os clubes do Brasil inteiro, o que a gente conversa é que a Caixa reduzirá o valor dos clubes que não fizeram essa exposição da marca. Acredito que faz parte da negociação. É um parceiro que a gente conseguiu um bom relacionamento e sempre é bom a gente apostar nisso", explicou.
Outros clubes evitam comentar a exposição gratuita da logo e o andamento das negociações com a Caixa. É o caso de clubes como Atlético-MG, Bahia e Flamengo, que emitiram ao Estado notas semelhantes. “O Flamengo continua negociando com a Caixa, um parceiro de longo prazo, e tem plena confiança, assim como o parceiro, na renovação”, informa o clube rubro-negro. “O clube não faz qualquer uso de qualquer marca sem esse direito ou concessão e respeita as cláusulas de sigilo sobre valores em negociações com seus parceiros.”
Santos e América-MG confirmam que não há aditivo ao contato original. De acordo com o clube mineiro, a continuidade da exposição da marca tem a ver com passar a ideia de que a parceria entre clube e banco não acabou. “Não houve aditivo, mas como havia o interesse mútuo na renovação, as duas partes entenderam que a continuidade da exposição da marca era importante, para não transmitir a ideia de um hiato na parceria” diz o América.
Nenhum comentário:
Postar um comentário