No centenário do Clássico-Rei, Vozão demonstra superioridade e volta a vencer o Leão depois de sete jogos
Fonte:Jogada
Antes mesmo da bola rolar na Arena Castelão, o 1º Clássico-Rei de 2018 já era histórico. O confronto chegava no seu centenário e marcava o encontro de Fortaleza e Ceará logo após seus respectivos acessos para a Série B e A, respectivamente. Dentro de campo, melhor para o Alvinegro, que bateu o arquirrival por 2 a 0 neste domingo (4) e, de sobra, quebrou um tabu de sete jogos sem vitórias sobre o Leão que existia desde o final de 2015, em jogo válido pela sexta rodada do Estadual.
Os gols da partida foram anotados ainda no primeiro tempo. Cirúrgico, o Ceará segurou a pressão dos 15 minutos iniciais do Fortaleza, e abriu o placar com Valdo, de cabeça, após cruzamento de Ricardinho, aos 30. O segundo tento foi assinalado por Élton, após contra-ataque fulminante puxado por Felipe Azevedo, que descolou cruzamento para voleio do centroavante, aos 42.
Para a segunda etapa, Ceni até promoveu duas mudanças ainda no intervalo, com as entradas de Felipe e Alan Mineiro nos lugares de João Henrique e Alípio, respectivamente. O objetivo era tornar o time mais ofensivo, só que o Tricolor sofreu uma baixa importante aos 7, quando Gustavo, artilheiro do Estadual com 7 gols, foi expulso após dividida com Pedro Ken. O lance deixou o jogo mais nervoso, que passou a ser mais truncado e de administração da posse de bola por parte do Vovô, decretando números finais na Arena Castelão.
A partida também era especial para os técnicos. Pelo Leão, Ceni fazia sua estreia no Clássico-Rei. Já no lado alvinegro, Chamusca participava pela primeira vez do confronto comandando o Vozão, uma vez que ele treinou o rival em temporadas passadas.
Próxima rodada
Apesar do resultado, a equipe permanece na liderança do Campeonato Estadual, tendo somado 12 pontos (4V/0E/2D). O próximo confronto do Tricolor é no próximo sábado (10), diante do Guarani de Juazeiro, às 16h, no Estádio Romeirão. Quem conseguiu se recuperar no Estadual com a vitória foi o Ceará, que subiu para 5ª colocação, com 10 pontos somados (3V/1E/2D). O Vovô volta ao Castelão também no sábado para enfrentar o Horizonte, às 18h.
Hegemonia
As equipes do Fortaleza e Ceará são responsáveis por um tabu que já dura 22 anos no Campeonato Cearense. Somente os dois times foram campeões nesse período, sendo a única exceção o Ferroviário, bicampeão estadual (1994 e 1995). Nesse período, chances de levar o título para longe da Capital não faltaram. Juazeiro (1999), Icasa (2005, 2007 e 2008), Guarani de Juazeiro (2011) e Guarany de Sobral (2013) chegaram na final, mas acabaram derrotados na ocasião.
Vale destacar que o título do Campeonato Cearense de 1992, dividido para Fortaleza, Ceará, Tiradentes e Icasa, não entra neste histórico por ter sido decidido no ‘tapetão’.
Ficha Técnica
Fortaleza 0 x 2 Ceará
Competição: 6ª rodada do Campeonato Cearense de Futebol
Data: 04/02/2018
Horário: 18 horas
Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães/CE
Assistentes: Renan Aguiar/CE e Nailton Júnior/CE
Cartões amarelo: Alípio (F), Bruno Melo (F), Richardson (C), Élton (C) e Felipe Azevedo (C)
Gols: Valdo (30 - 1º T) e Élton (43 - 1º T)
Renda: R$ 374.120,00
Público: 25.992 pagantes (1.000 não pagante). T: 26.992 espectadores
Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Jussani, Ligger e Bruno Melo; Anderson Uchôa, Pablo e João Henrique (Felipe); Léo Natel (Wesley), Gustavo e Alípio (Alan Mineiro). Técnico: Rogério Ceni
Ceará: Éverson, Rafael Carioca, Luiz Otávio (Patrick), Valdo e Pio; Ricardson, Pedro Ken e Ricardinho; Andrigo, Élton (Arthur) e Felipe Azevedo (Wescley). Técnico: Marcelo Cham
Nenhum comentário:
Postar um comentário