Quatorze cães foram resgatados em casa de condomínio de alto padrão com desnutrição. Outros três cachorros foram retirados do local mortos.
Por Diário TV 1ª Edição
A Polícia Ambiental ainda tenta localizar os moradores de uma casa onde 14 cães foram resgatados em situação de abandono e três foram encontrados mortos, em Mogi das Cruzes. A polícia afirmou que uma equipe vai ainda nesta segunda-feira (8) até o condomínio de alto padrão para tentar contato com os donos com a ajuda da administração. Assim que eles forem encontrados, vão ser multados em R$ R$ 44 mil por maus tratos.
Ao todo 17 cachorros de raça foram encontrados em situação de abandono na casa. Três deles já estavam mortos. As imagens feitas por celular mostram que os bichos tinham um balde com água suja e esverdeada para beber (assista acima). Por todos os lados muita sujeira, de fezes e urina até na piscina.
Os cachorros foram transferidos para um instituto de proteção a animais em Ribeirão Pires. Nesta segunda, o instituto informou que todos os cães estavam desidratados e com dermatite. Alguns ainda apresentam problemas cardíacos. Agora, eles vão ser tratados e colocados para adoção.
Segundo informações da polícia, os moradores da casa estão fora desde o começo do período de festas e não devem voltar tão cedo. Os animais estavam sob os cuidados de uma funcionária que chegou a ficar quase uma semana sem aparecer no local.
As imagens foram feitas pela vereadora Fernanda Moreno (PV) que tem como base a proteção a animais e recebeu a denúncia de maus-tratos. “Cachorros extremamente sujos, com pelos com nós, alguns mal conseguiam andar. Muitas fezes. A empregada tinha ido de manhã, então não tinha tantas fezes no chão. A água estava muito suja, não tinha abrigo. Logo começou a chover e eles ficaram no meio da água. ”
O caso também chegou para a comissão de Proteção e Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Grupo Fera. “Quando recebemos a denúncia temos que apurar se é verídica e constatamos isso por meio de fotos e vídeos. Fomos até o local para afirmar, chamamos a polícia por se tratar de flagrante, não tinha ninguém na casa. Depois disso, registramos a ocorrência”, disse a advogada Ana Carolina Arantes.
Os moradores, segundo a polícia, devem responder por crime contra o meio ambiente por praticar atos de abuso a animais.
O diretor de segurança do condomínio diz que outras medidas devem ser tomadas contra os moradores que deixaram os animais nessa situação. “No nosso condomínio achamos a situação muito grave porque temos uma preocupação muito grande com o lado ambiental. Estamos dentro de uma região de proteção ambiental, então temos uma preocupação. Nosso regimento prevê punição para crimes de abandono de animais, maus-tratos. Fica configurado isso, é lamentável”, disse diretor de segurança do condomínio Gilberto Farias.
“A OAB, após o registro da ocorrência e recebimento da denúncia, vai acompanhar o andamento desse processo penal. Também tem a parte administrativa, vamos acompanhar para ser justa e auxiliar da melhor forma na parte jurídica”, disse a advogada.
A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes disse que o Centro de Controle de Zoonoses foi comunicado sobre o caso e deu suporte à Polícia Ambiental.
Em Mogi das Cruzes, as denúncias podem ser feitas para a comissão da OAB, pelo 4799-3037, ou para a Polícia Ambiental no 4798-2737.
Segundo a polícia, três cachorros mortos já teriam sido retirados do imóvel, em Mogi das Cruzes (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário