Cerimônia foi acompanhada por mais de 500 mil pessoas
Foto: REUTERS/Tony Gentile |
Francisco aproveitou o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, celebrado neste sábado (13), para canonizar os dois irmãos ?pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, que presenciaram as aparições. O sumo pontífice ordenou que os nomes dos irmãos sejam inscritos no Livro dos Santos. Mais de 500 mil fieis acompanharam, emocionados. Uma missa foi celebrada em português.
Na homília, explicou a presença nos festejos e a razão por venerar a Virgem Maria. “Sob seu manto, não se perdem; dos seus braços, virá a esperança e a paz que necessitam, e suplico para todos meus irmãos no batismo e em humanidade, de modo especial para os doentes, pessoas com deficiência, os presos e desempregados, os pobres e abandonados”, comentou, sob os aplausos dos fiéis.
Foram três horas de celebração, entre a missa e a canonização. Após a santa missa, fez uma benção especial aos 350 doentes vindos de todas as regiões de Portugal e de outros países, convidados para as comemorações. No altar, 100 cardeais de diversas partes do mundo participaram da cerimônia.
Ao fim da celebração, o andor com a imagem de Maria foi levado novamente à Basílica da Santíssima Trindade por dez jovens cadetes do Exército. Fieis se emocionaram bastante e aplaudiram. Na saída, Francisco foi cercado pela multidão, enquanto acenava ao povo.
Com agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário