No segundo Estado mais católico do Brasil, com 78% de sua população, o Ceará é uma referência quando se trata da devoção mariana. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é um dos principais centros de peregrinação católica, que deve receber mais de 150 mil fiéis no dia 13, data ápice da celebração
FONTE:DN/CIDADE
por Karine Zaranza - Repórter
A fé da dona de casa Graziela Angelim, 84 anos, que Nossa Senhora de Fátima curaria o filho Francisco José, então criança e vítima de paralisia infantil, a fez levar o menino e os outros sete filhos para o Santuário de Fátima, na década de 1960, em meio a uma das festas do dia 13. Francisco andou, com dificuldade, mas conseguiu trabalhar e levar uma vida normal. A família de Graziela, que pôs nome de santos na prole de 10, sempre contou a história como um dos milagres que a santa operou.
A devoção à Nossa Senhora de Fátima, considerada por religiosos e estudiosos do catolicismo a mais popular do Brasil, se concretiza todos os dias 13 e fica ainda mais superlativa, tomando as ruas, praça e a Igreja de Fátima, em maio e em outubro, as maiores festas dos fiéis da santa no Ceará. Este ano, um motivo a mais pra que os devotos se voltem à mãe de Jesus, é que se comemora o centenário das aparições de Maria, em Fátima.
Para o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Padre Ivan Souza, em 2017, espera-se superar a marca de 150 mil pessoas no próximo dia 13, ponto- alto da festa, quando a Igreja Católica também vai canonizar os irmãos Francisco e Jacinta Marto, os pastorinhos que, junto à Lúcia, receberam as visões de Maria, em Portugal. E a ligação com o Brasil é ainda reforçada. Eles se tornam santos depois da comprovação do milagre atribuídos aos irmãos a uma criança pernambucana.
“Nosso Santuário, em Fortaleza, é considerado o segundo em fiéis. Só perdemos para Portugal. Temos uma relação mais forte com Nossa Senhora de Fátima que com Nossa Senhora Aparecida, por exemplo. Acredito que pela mensagem de paz em tempo de guerra. Penso que há uma mística no local. As pessoas que vão ao Santuário se sentem acolhidos pela presença de Maria. Isso é forte”, pondera o padre que está há nove anos à frente da Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Poder
O professor de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pesquisador no Núcleo de Estudo em Religião e Política (Nerpo) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Emanuel Freitas, aponta que o fato de o Ceará ser o segundo Estado mais católico do Brasil, perdendo apenas para o Piauí, conforme dados do IBGE, contribui para tamanha devoção mariana. Outro ponto é a mensagem deixada nas aparições às crianças.
“A devoção à Nossa Senhora de Fátima está ligada às supostas aparições de Fatima. E como toda aparição é vista com uma certa ressalva pela Igreja. Mas aos poucos vai se incorporando. E a de Fátima porta uma mensagem de final de mundo. Ela encontra bastante guarita. Primeiro porque ela faz perdurar o domínio da Igreja Católica (que guarda os três segredos) e também porque novamente reatrai os fiéis para o catolicismo”, aponta o sociólogo Emanuel Freitas.
A história das aparições a três crianças pobres também encanta e a faz singular. “Nunca houve antes aparição à crianças”, justifica Emanuel. Os três segredos de Fátima tornam tudo ainda mais encantador. Fátima é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas. Os dois segredos revelados descrevem o inferno, pede a devoção ao Imaculado Coração de Maria, fala da Segunda Guerra Mundial, e depois ao prenúncio dos danos imensos que a Rússia, com a sua defecção da fé cristã e adesão ao comunismo, haveria de causar à humanidade. “
Já o terceiro segredo, guardado a sete chaves e envolto a tanta curiosidade, só foi revelado por João Paulo II, papa responsável- conforme o sociólogo Emanuel Freitas- pela difusão da devoção de Fátima ao mundo. A mensagem secreta diria que o Papa seria salvo por Maria de um atentado, o que ocorreu em 1981 com João Paulo II. “Ele chegou a consagrar o mundo ao Imaculado Coração de Maria”, aponta o sociólogo.
Modelo cristão
Para quem se entregou ainda mais à fé cristã em dedicação à mãe de Deus, o seminarista Deusimar Andrade, 25 anos, conta que sua proximidade à Nossa Senhora de Fátima aconteceu, sobretudo, quando sua irmã se tornara evangélica e sua devoção tornou sua identidade católica ainda mais forte. Ele, no entanto, reconhece que a história das aparições foram essenciais para que ele desejasse ser consagrado à Nossa Senhora de Fátima. “Uma história particular foi a beleza dos segredos, a promessa que o Imaculado Coração dela triunfará”, justifica.
O jovem disse que frequenta pouco o Santuário de Fátima. Mas lembra que já viveu momentos especiais em dias aleatórios em orações. Emoção também foi visitar Fátima e sentir tanta fé em Nossa Senhora. Para divulgar a fé católica, ele criou um canal cristão no Youtube , o “Pense no alto”, com 2.400 inscritos. Um dos temas fixos é sobre Nossa Senhora. “Qual a importância do santo terço, porque adoramos Maria são temas que abordamos. Vamos lançar um quadro especial sobre ela”, avisa ele, que mantém uma rotina de consagração à Santa mesmo longe fisicamente do Santuário, localizado no bairro de Fátima.
Já para a pedagoga aposentada Aidê Bonfim, 78 anos, foi a proximidade com a Paróquia que a fez mais devota a Nossa Senhora de Fátima. Em cinco anos, quando passou a integrar a comunidade, ela já foi três vezes à Fátima, em excursões com o objetivo de sentir a mística do lugar. Aidê, no entanto, ressalta que não há uma centralidade da figura de Maria em sua vida. “Não sou muito a favor do devocionismo. O que tem que mostrar é que ela é intercessora a seu filho. Ela, pra mim, é um modelo a ser seguido, como mãe, mulher, porque ela me leva ao filho dela, Jesus”, ensina.
Aidê sublinha que os ensinamentos das aparições se resumem em três palavras: conversão, penitência, oração. Para o especialista, essas mensagens ajudam na reconquista de fiéis ao catolicismo. É a devoção mariana que faz com que muitos se reconectem com a religião católica. “Confessar, voltar a ir a missa, rezar o terço. São elementos que dizem respeito à volta do fiel à Igreja Católica”, salienta Emanuel Freitas.
Santuário de Fátima
O segundo maior Santuário de Fátima do mundo é em Fortaleza. Espera-se um público superior a 150 mil pessoas, vindo de vários estados do Brasil, no próximo dia 13.
Serão realizadas 11 celebrações na Igreja de Fátima, acontecendo às 5h, 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h.
Como já virou tradição, haverá uma procissão, saindo da igreja do Carmo às 18h e chegando à Igreja de Fátima, onde será celebrada a última missa campal do dia 13.
Para marcar o ano especial do centenário das aparições, uma exposição de fotos “Fátima no Mundo” será montada no pátio do Santuário.
Para realizar todas as atividades, cerca de 300 voluntários trabalham nesta data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário