Presente em 10 estados brasileiros, a Fiocruz está sediada no município do Rio de Janeiro.
Por G1 CE
Ceará receberá unidade da Fiocruz (Foto: Thays Estarque/G1)
O Ceará contará com unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda em 2017. Foi o que anunciou o governador camilo Santana durante transmissão ao vivo em uma rede social nesta terça-feira (18). Instalada em 10 estados brasileiros e sediada no município do Rio de Janeiro, a Fiundação Osvaldo Cruz é a mais conceituada instituição de pesquisa e desenvolvimento voltada à saúde do País.
"A Fiocruz é uma instituição de renome nacional e internacional. Vamos inaugurar, entre agosto e outubro, a nova sede no Ceará, lá no Polo de Saúde no Eusébio. É um investimento de R$ 170 milhões. Será um grande ganho para o Ceará, com estrutura física, geração de empregos. Conectado à Fiocruz, teremos a fabricação de vacinas de base vegetal, que é a Biomanguinhos, que hoje tive a oportunidade de visitar. Queremos fazer do Ceará um eixo de desenvolvimento na área da saúde, com desenvolvimento, tecnologia e estudos", explicou o governador.
A Fundação conta com 16 unidades técnico-científicas, voltadas para ensino, pesquisa, inovação, assistência, desenvolvimento tecnológico e extensão no âmbito da saúde. Há ainda uma unidade técnica de apoio, atuante na produção de animais de laboratório e derivados de animais. As quatro unidades técnico-administrativas são dedicadas ao gerenciamento físico da Fundação, às suas operações comerciais e à gestão econômico-financeira.
O Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela no rio de Janeiro no século 19. O Instituto também foi peça chave para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, em 1920. Como grandes feitos, o isolamento do vírus HIV pela primeira vez na América Latina e o o deciframento do genoma do BCG, bactéria usada na vacina contra a tuberculose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário