Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

NA PRIMEIRA SESSÃO, MARCOS COELHO APRESENTA RUMOS EM QUE CONDUZIRÁ SEU MANDATO.

Vereador apresentará proposta para aumentar a quantidade de sessões da Câmara e para o poder executivo informar diariamente valores arrecadados e despesas da prefeitura. 

O vereador Marcos Coelho, na primeira sessão ordinária do legislativo, realizado na última segunda-feira,dia 06, ao fazer uso da palavra, apresentou  pautas que indicam os rumos em que o mesmo irá conduzir seu mandato nesta legislatura, e iniciou comentando sobre a importância que cada vereador tem no sentido de melhorar a imagem degradada do legislativo e aproximar ainda mais a população para que ela se sinta parte constitutiva do parlamento. O apelo é para que os vereadores "não se “divorciem do povo ” e que mantenham o "honroso compromisso e postura parlamentar exatamente de acordo com as vocações mais legitimas da comunidade camocinense".

"Temos que manter a conduta pautada no mais elevado e mais alto nível", pontuou, "é nosso dever   tentar ajudar, e que sejamos diferentes do que se ver por ai", destacou Marcos Coelho, se referindo atual momento politico do Brasil em que impera descontento da população com os políticos. 

O vereador também ressaltou a importância da obrigatoriedade da realização das sessões itinerantes anunciadas pelo presidente Kleber Veras.

"Vossa excelência tem um pensamento além do meu, porque quer tornar obrigatório as sessões itinerantes. Aquilo que era facultativo vai ser obrigatório. E eu aplaudo de pé a inciativa, por que é melhor do que a minha", disse Marcos Coelho, acrescentando que sua ideia era fazer com que, de alguma forma, os vereadores faltosos das sessões itinerantes ( não obrigatórias) fossem penalizados. "Agora, vamos sofrer automaticamente (caso falte), por que as sessões itinerantes farão parte das sessões ordinárias (obrigatórias)", concluiu.

Ainda durante seu pronunciamento, Marcos Coelho informou que irá apresentar o quanto antes um projeto de resolução que discipline duas sessões ordinárias semanais,  para que os vereadores possam prestar conta dos seus  trabalhos. Pois, duas sessões por semana, com cerca de duas horas de duração, é mais compatível com os salários que os vereadores recebem. Além disso, ele enfatizou que é preciso compreender  que os tempos são bem  diferentes do momento histórico de quando o poder legislativo foi instalado há mais de cem anos em Camocim. 

Marcos Coelho que integrará duas comissões no parlamento - Constituição Justiça e Redação, e a de Educação, Saúde e Seguridade - garantiu que, no bom sentido, irá "brigar" para que aconteça audiências públicas com os mais diversos segmentos da sociedade para discutir os temas que interessem a população, como os projetos de lei do poder executivo e do legislativo. 

Transparência

Com relação a transparência pública, o vereador irá apresentar projeto de lei para que a prefeitura apresente, todos os dias, ao final da tarde, os valores recebidos, gastos e investidos pela administração pública municipal; tais dados serão repassados à Câmara que disponibilizará, em seu site, diariamente, esses mesmos dados. Assim vereadores e qualquer cidadão poderá acessar tais informações e, se desejar, pessoalmente, verificar sua real situação.

De acordo com Marcos Coelho, "isso implica em verdadeira transparência na gestão dos recursos públicos e a devida fiscalização por parte dos vereadores e diretamente do próprio povo".

Fator econômico:  turismo e pesca

No final, o vereador apresentou uma pauta que carece urgente discussão: a mudança no perfil econômico do município, com forte impacto no desenvolvimento social e humano. Para o vereador, existem apenas "dois caminhos largos" e os mais rápidos para gerar emprego, renda, e desestimular a crescente violência  e o alarmante mercado de drogas em Camocim: " o turismo e a pesca". 

"Não podemos permitir que a pobreza fique enraizada na população", asseverou o edil,  apresentando como indicativo de superação a criação de  um calendário, artístico, cultural e esportivo, capaz de mobilizar fortemente os moradores, a rede de serviços e empreendimentos relacionados ao turismo, para se prepararem "para aceitar a população flutuante daquele período que vai estar no município". Da mesma forma, os turistas vão poder saber qual o mês e o  dia das atividades do calendário que poderão se estimular para frequentar Camocim   "e gastar dinheiro na cidade". 
FONTE:REVISTA CAMOCIM/JORNAL DE CAMOCIM

Nenhum comentário: