Powered By Blogger

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

ARTESÃO CRIA PRESÉPIO DE NATAL COM SACOS DE CIMENTO,TECIDO E RECICLÁVEIS.


Cearense criou itens natalinos com material encontrado no lixo.
Sonho é montar sala de exposição só com peças produzidas por ele.

do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Presépio de Natal criado com sacos de cimento, esponjas, retalhos de tecido, isopor e velhos pedaços de madeira (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Presépio de Natal criado com sacos de cimento, esponjas, retalhos de tecido, isopor e velhos pedaços de madeira (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Um artesão em Fortaleza criou um presépio com materiais recicláveis que estavam indo para o lixo. Unindo Natal e sustentabilidade, Francisco Silva reaproveitou sacos de cimento, esponjas, retalhos de tecido, isopor e velhos pedaços de madeira.

Morador do Bairro Castelão, ele trabalha com frete, mas admite gostar mesmo é de artesanato. Há mais de 30 anos, Francisco valoriza o que muita gente pensa que não serve mais para nada. E mantém em casa os resultados das criações, a exemplo de um móvel de madeira, na sala. "Essa madeira eu ia passando na Rua Oswaldo Cruz, tinha um contêiner, faziam uma demolição e tinha muita madeira. Parei o carro, trouxe e fiz dois móveis", conta.
Da década de 1980 ele recupera a lembrança da vez em que fez várias peças e levou tudo para o Rio Grande do Sul. "Passei 24 dias lá e vendi tudo que eu levei. Nessa época eu tinha botado meus irmãos pra trabalhar, porque a gente era muito pobre. Então foi a única maneira que eu achei de sair da crise", lembra.

Sonho: exposição
O artesão conta que tem um sonho distante que pode se tornar realidade: montar uma sala de exposição só com peças produzidas por ele. A ideia ganhou força quando o filho postou fotos nas mídias sociais.

“Foi uma forma de realmente tentar mostrar o trabalho dele, de forma bem singela, é algo simples, porém, feito com muito carinho", diz o professor Leonardo Araújo.
"Eu não imaginava que fosse tão grande (a repercussão na internet), porque tenho acesso, não uso, mas como meu filho usa, eu fiquei muito admirado", conta Francisco.
Artesão cria presépio de Natal com sacos de cimento, tecido e materiais recicláveis recolhidos do lixo (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Fotos postadas nas redes sociais ganharam repercussão (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Artesão Francisco Silva mostra móvel criado com madeira recolhida em demolição; sonho é realizar exposição (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Artesão Francisco Silva mostra móvel criado com madeira recolhida em demolição; sonho é realizar exposição (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Nenhum comentário: