A Corte do Tribunal Superior Eleitoral aprovou no início da sessão plenária desta terça-feira, 18, o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) de envio de tropas federais para reforçar a segurança no 2º turno das eleições em Fortaleza, no dia 30 de outubro. O voto favorável foi da relatora, ministra Rosa Weber, acompanhado pelos demais ministros da Corte do TSE. Na mesma sessão, o TSE aprovou também o envio de tropas federais para o 2º turno no Rio de Janeiro. No dia 13, o Tribunal já havia autorizado o envio de tropas para São Luís, no estado do Maranhão. A partir da comunicação do TSE, o presidente do TRE-CE, Abelardo Benevides Moraes informou que vai se reunir com o comandante da 10ª Região Militar para definir a quantidade de homens necessária para garantir a segurança do pleito na Capital cearense.
No último dia 6, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou o envio de pedido de tropas federais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a segurança do segundo turno da eleição na Capital cearense.
A decisão, tomada por unanimidade dos juízes da Corte Eleitoral, atendeu a requerimento feito pelos juízes das 13 Zonas Eleitorais de Fortaleza após o primeiro turno do pleito municipal, no último dia 2.
No dia 4, a presidência do TRE-CE havia despachado ofício para ouvir o presidente da Comissão de Segurança Permanente da Justiça Eleitoral do Ceará, juiz Mauro Liberato, o procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte, e o governador do Estado, Camilo Santana.
A matéria foi levada ao Pleno do Tribunal após manifestação do chefe do Executivo Estadual ao TRE-CE, que registrou o recebimento do requerimento subscrito pelos juízes e posicionou-se “favorável à presença das tropas federais, em Fortaleza, no próximo dia 30 de outubro”. Durante a apreciação da matéria pelos juízes da Corte do TRE-CE, o procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte, também explicitou posicionamento favorável à requisição das tropas federais, “diante do relato dos juízes da Capital e da manifestação do governador”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário