Decisão tornou ainda mais difícil a missão de um time cearense de participar de uma copa internacional
12:21 · 14.10.2016 / atualizado às 12:49 FONTE:por Diário do Nordeste/ Estadão Conteúdo
Os clubes cearenses - e nordestinos - tiveram uma importante porta fechada para disputarem uma competição sul-americana nos próximos anos. A Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol, anunciou os novos critérios de seleção para os integrantes da Copa Sul-Americana e excluiu a Copa do Nordeste e a Copa Verde dentre os torneios que funcionam como pré-classificação para o torneio continental.
Antes, os campeões destes torneios regionais garantiam passaporte para disputar a competição. Agora, apenas as equipes do Brasileirão da Série A terão acesso. Os seis primeiros colocados terão direito a participar da Taça Libertadores e os outros seis subsquentes participam da Copa Sul-Americana.
De acordo com a Conmenbol, a distribuição das vagas foi decidida em conjunto com as federações nacionais, como a CBF. Ainda segundo a entidade, os critérios se baseiam em "mérito desportivo" e as mudanças são produto de um estudo técnico e profissional.
Na prática, os clubes que brigam pelo rebaixamento na Série A até as últimas rodadas, acabarão conseguindo uma vaga na Sul-Americana. Dentre os 20 clubes do Brasileirão, 13 irão a competições internacionais e quatro serão rebaixados. Só três ficarão numa faixa intermediária.
A ideia da Conmebol é aproximar suas competições continentais do modelo bem sucedido na Europa. Lá, porém, os clubes eliminados nas fases preliminares da Liga dos Campeões podem jogar a Liga Europa. Na América do Sul, serão 16 times na Pré-Libertadores (três deles brasileiros) e só quatro desses irão à fase de grupos. Quem ficar pelo caminho, já em fevereiro ou março, não terá direito a entrar na Sul-Americana e ficará o restante da temporada sem competições continentais para jogar.
A Confederação Brasileira de Futebol ainda não definiu como fará com a Copa do Brasil, que atualmente acolhe, no segundo semestre, os times que jogaram a Libertadores no primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário