No Dia Mundial do Pão, empresários do setor em Fortaleza discutiram as principais estratégias que estão sendo utilizadas para manter o mercado aquecido. O pão, contudo, ainda segue como principal produto oferecido
FONTE:NEGÓCIOS/Por Camila Marcelo, camila.marcelo@svm.com.br
Peso nas vendas
Na Costa Mendes, os pães representam entre 30% e 40% da renda total da empresa. Só de carioquinha, mais de três mil quilos são vendidos por mês. Além dos modelos tradicionais, a empresa tenta oferecer sempre novidades, de maior valor agregado, como é o caso dos pães português, ciabata e italiano recheado.
São vendidos cerca de 700 quilos de pão italiano mensalmente. A quantidade é menor em relação ao pão francês, porém, por ter o quilo vendido a R$ 32, enquanto o outro é R$ 11,99, ele resulta em um faturamento melhor na renda da padaria. "A necessidade dessa variedade veio porque o mercado muda muito. Com o supermercado vendendo pão, veio a necessidade de implantar outros serviços, e uma variedade maior da padaria, para garantir a sustentabilidade da empresa. Ainda assim, a padaria continua oferecendo o produto mais importante", pontua.
A igual necessidade de mudança e aposta em outros setores também afetou a dinâmica da Empório Delitalia. "À medida que os nossos clientes informavam suas necessidades, fomos oferecendo mais produtos e serviços. Por volta de 1998, montamos a cafeteria na loja. Em seguida, ampliamos a variedade de vinhos e, em 2005, inauguramos a pizzaria. Em 2015, decidimos abrir um restaurante em um espaço nos fundos da loja", relembra o diretor comercial, Eduardo Albuquerque.
Mesmo com essa variedade, o pão também é o carro-chefe da empresa, com volume mensal de vendas de cerca de 4 mil quilos. "Eu diria que o segredo é ouvir os clientes e atender às demandas, além de estar antenado com o mercado e oferecer novidades sempre que possível. Agora, por exemplo, estão na moda os pães com fermentação natural", acrescenta Albuquerque.
Iran Alves ainda reforça que acredita no retorno dos investimentos no segmento de pão, atrelado a outro serviço, de preferência.
Adaptação
Quem resolveu recentemente incorporar outros setores aos negócios foi a Benévolo. O pão já fazia parte do cardápio, mas era fornecido por outra empresa. Com o fechamento da empresa fornecedora, o proprietário enxergou uma oportunidade de manter o padrão, a qualidade e a continuidade no serviço atrelado aos pães.
"No começo do ano, a gente começou a produzir os nossos próprios pães e, ao mesmo tempo, atendemos o mercado de outros segmentos que também trabalham com pães artesanais, ampliando o seu modelo de negócio", pontua o dono Jefferson Deywis. O plano da Benévolo é continuar expandindo, inclusive com a possibilidade de permitir franquias a partir do próximo ano.
Ao todo, a panificadora da Benévolo atende a cerca de 30 clientes - fora as quatro lojas próprias-, entre restaurantes, lojas, cafeterias e hamburguerias. O tipo de pão mais solicitado pelos consumidores é o brioche, com venda mensal de 4 mil unidades.
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