Powered By Blogger

sábado, 11 de agosto de 2018

GÊMEAS SIAMESAS ENSAIAM OS PRIMEIROS PASSOS.


Irmãs devem ser separadas totalmente ainda este semestre


Foto: Divulgação/HC-FMRP/USP
Uma semana após a cirurgia mais recente, as gêmeas siamesas de dois anos, estão próximas da separação dos corpos. O procedimento deve acontecer este semestre no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto, São Paulo. Apesar de ficarem a maior parte do tempo deitadas, Maria Ysadora e Maria Isabelle estão crescendo, aprendem a falar e já ensaiam os primeiros passos. 
Conforme a oncologista Maristella Francisco dos Reis, a evolução das meninas surpreende toda a equipe médica que acompanha o caso. As irmãs aprenderam a pegar os brinquedos com os pés e levar para as mãos. As duas passam uma para outra e também brigam entre si pelos objetos. Quando precisam de algo, chamam por quem está mais próximo cuja afinidade seja maior. 
As gêmeas passaram pela terceira cirurgia no sábado (4) passado. Ao todo, são cinco procedimentos cirúrgicos. Uma semana após o atendimento, as duas continuam em observação no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital das Clínicas. A equipe médica não descarta que uma das meninas fique com algum tipo de sequela após a separação, mas a expectativa é que isto não aconteça, uma vez que a regeneração e adaptação cerebral é maior em menores. 

As irmãs são acompanhadas pelo equipe do professor chefe do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica, Hélio Machado, e que tem o cirurgião norteamericano James Goodrich, referência no assunto no mundo, como parte da equipe.FONTE:CNEWS
.

Nenhum comentário: