Batizada de TC4, a rocha já havia passado pela Terra em 2012, com aproximadamente o dobro da distância
Washington - Um asteroide do tamanho de uma casa vai passar pela Terra a uma distância de cerca de 44.000 quilômetros no dia 12 de outubro, dentro da órbita da Lua, disseram astrônomos ligados a NASA e a ESA na última semana.
A rocha espacial passará a um oitavo da distância entre a Terra e a Lua - um pouco além dos nossos satélites geoestacionários mais distantes, que orbitam a cerca de 36.000 quilômetros do planeta, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).
"Não vai atingir a Terra", disse Detlef Koschny, da equipe de pesquisa "Near Earth Objects" (objetos perto da Terra) da ESA. "Essa é a coisa mais importante a se dizer".
O asteroide, batizado de TC4, passou pela primeira vez pelo nosso planeta em outubro de 2012, a aproximadamente o dobro da distância, e tem entre 15 e 30 metros de comprimento.
Os cientistas já esperavam que o asteroide voltasse a passar perto da Terra este ano, mas não a distância do retorno ainda não havia sido confirmada.
Recentemente, o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, no Chile, conseguiu rastrear a rocha e determinar sua distância. "Está muito perto", disse Rolf Densing, que dirige o Centro Europeu de Operações Espaciais em Darmstadt, Alemanha, acrescentando que não há motivo para preocupação.
Com informações da AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário