O número de assaltos a pessoas portando celular tem aumentado não só em Camocim, mais em todo o Estado do Ceará. Em vários estados do Brasil esse utensílio indispensável nos dias atuais é o item mais roubado pelos bandidos segundo dados da Segurança Pública.
As vítimas desse tipo de assalto são geralmente os jovens. Ao andarem usando o celular de forma desatenta, os marginais se aproveitam e praticam o crime, no entanto, o principal motivo para o aumento dessas estatísticas é que aparelhos celulares são aceitos facilmente como moeda de troca por drogas nas bocas de fumos.
1 - Fique atento a duplas trafegando em moto de forma suspeita (motos sem placa, trajando blusões, etc.)
2 - Você está andando na rua e seu celular toca. Se possível, entre em um estabelecimento comercial para atendê-lo, assim você poderá conversar mais tranquilamente.
3 - Antes de ir para a balada, verifique se o local possui chapelaria. Caso não possua, evite levar o celular pois em ambientes como esse o furto do aparelho é muito comum, uma vez que as pessoas estão mais distraídas.
4 - Uma dica bacana é carregar com você um celular antigo e baratinho, daqueles que ficam guardados em casa. Caso você seja vítima de roubo, pode entregá-lo para o bandido em vez de entregar o seu smartphone de última geração.
5 - No carro, não deixe o aparelho à mostra. E falar no celular nem pensar, além de ser uma infração de trânsito é também uma maneira de chamar a atenção de bandidos.
6 - Outra dica é evitar fones brancos. Isso pois os fones da Apple e Samsung, marcas detentoras dos aparelhos mais caros, são dessa cor. Pode ser que você nem possua um celular dessas marcas, mas o ladrão não saberá disso e os fones brancos irão, no mínimo, chamar a atenção.
7 - Fique atento nas ruas. Andar distraído, principalmente em lugares desconhecidos, irá fazer de você um alvo fácil.
8 - Não ande com o celular à mostra em ruas de grande movimento e, principalmente, em transportes públicos (um dos locais onde os aparelhos são mais furtados).
Infelizmente, essas dicas são necessárias nos dias de hoje, onde o celular possui informações importantes sobre o dono e o roubo deles é cada vez mais comum.
Fonte:Camocim Polícia 24hs/Fala Camocim
Nenhum comentário:
Postar um comentário