Número já supera o registrado no mesmo período do ano passado e se aproxima do total de 2015. A data em homenagem aos doadores será comemorada com encontro de familiares no IJF
Fonte:cidade/DN/jornal de camocim
O Ceará chega à véspera do Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado na próxima terça-feira (27) em todo País, com mais uma marca de transplantes realizados. De janeiro até esta segunda-feira (26), o Estado contabilizou 1.197 procedimentos executados, número que já supera o registrado no mesmo período do ano passado.
imagens cedida pela internet
Deste total, 185 transplantes foram de rim, 141 de fígado, 56 de medula óssea (39 autólogos e 17 alogênicos), 23 de coração e 3 de pulmão. Também houve 782 transplantes de córnea e 7 de esclera.
A quantidade de procedimentos realizados em 2016 vai se aproximando da registrada em todo o ano passado, quando foram efetivados 1.433 transplantes. Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) afirmou que, "além do elevado nível de especialização e excelência das equipes transplantadoras no Ceará e do trabalho das comissões intrahospitalares, um dos principais fatores que contribuem para o crescimento no número de transplantes é a solidariedade característica dos cearenses".
Homenagem
Na terça-feira, o dia Nacional da Doação de Órgãos será comemorado no Ceará com um encontro entre familiares de doadores de órgãos no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. O evento também reunirá pacientes transplantados e profissionais da comissão intrahospitalar da unidade.
Também em alusão à data, o Palácio da Abolição e o Hospital Geral de fortaleza (HGF) recebem, a partir desta segunda, uma iluminação especial na cor verde, que simboliza o mês da doação de órgãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário